Gato-do-mato encontrado atropelado em São Gonçalo do Bação. Foto - Divulgação
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Um gato-do-mato foi encontrado morto após ser atropelado na estrada que dá acesso ao distrito de São Gonçalo do Bação, em Itabirito (na Região Central de Minas). Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Itabirito, professor Frederico Leite, o animal estava fugindo de um incêndio quando foi atingido por um veículo.

leopardus tigrinus (gato-do-mato) pode pesar entre 2 kg e 3 kg. Foto: Reprodução

Ainda de acordo com o secretário, o corpo será empalhado (passará pelo processo de taxidermia) e em breve será usado como símbolo contra as queimadas na região. Sendo assim, o exemplar será exposto no Centro de Educação Ambiental, do Parque Ecológico, para se tornar referência a estudantes, professores e outros visitantes que frequentam o local.

Para o secretário, as pessoas deveriam se conscientizar sobre os danos do fogo. “O gato-do-mato encontrado é muito raro e está em alto risco de extinção. Ele é extremante arisco e costuma dominar um território grande. Portanto, é raro encontrar outro macho da mesma espécie na área. O Alto do Cristo foi queimado, bem como parte da Serra da Moeda. Os incêndios não só matam os animais e a vegetação, mas também comprometem a produção de alimentos, a rede elétrica e o abastecimento de água. Se alguém vir uma pessoa ateando fogo, deve tentar conversar com ela, explicando a situação. Contudo (dependendo do caso), o melhor é denunciar”, disse.

O achado

O corpo do animal foi encontrado por volta das 22h, de quarta-feira (9), pelo morador de São Gonçalo do Bação, Thiago Luiz. “É muito comum ver animais silvestres atropelados na estrada”, garantiu.

Thiago contou que ficou triste com a morte. “Mas achei bom o corpo ser destinado à educação ambiental”, afirmou ele.

Fotos foram enviadas ao secretário, que providenciou o destino do corpo.

Compartilhe: