Itabirito (Região Central de Minas) – Diferentemente do que acontece desde que foi plantando (há cerca de 13 anos), o conhecido ipê-branco, que fica na antiga sede da Associação Comunitária do bairro Tombadouro, desta vez, deu 2 floradas. Contudo, na 1ª, ele não se encheu de flores. Agora, está tomado pelo branco.
A árvore foi plantada pelo dono do imóvel, Fabrício Nunes Pinheiro (46), em homenagem à sua filha Daniella. “Ela é muita apegada a esse ipê”, disse o pai em depoimento do Radar Geral.
Nesta 2ª florada deste ano, no último domingo (11/9), começaram a aparecer os sinais de que a flores estavam prestes a sair. Já na quarta (14/9), a árvore estava repleta.
Segundo o site Minhas Plantas, na família dos ipês (Bignoniaceae), o branco é o que tem o menor período de duração das flores. A florada dura entre 2 a 5 dias, isso se não chover e não ventar.
Nos outros tipos, a florada chega a durar, em média, de 10 a 15 dias, disse a engenheira agrônoma Carmen Regina Correia, em entrevista ao jornal Correio Braziliense.
Dos gêneros dos ipês, o branco é o que floresce por último. Existem várias espécies de ipês (todos da família Bignoniaceae), como o ipê-rosa, ipê-amarelo, ipê-roxo.
Ipê, em tupi-guarani, significa “árvore de casca grossa”, ou “árvore cascuda”.
Florações
Ipê-roxo: de maio a agosto.
Ipê-amarelo: de julho a setembro.
Ipê-rosa: de agosto a outubro.
Ipê-branco: de agosto a outubro.