Maria Inês,Dircinha, Dona Lia. Essas e outras mulheres de Itabirito e das comunidades de Acuruí, Marzagão e São Gonçalo do Bação fazem parte do novo catálogo virtual “Péde Pastel de Angu”.
A obra reúne produtos utilizados em casa, como toalhas, almofadas, aventais, bolsas, sacolas entre outros. Todas as peças são de tecido, confeccionadas com técnicas de bordado, costura e crochê em fios de algodão. A coleção tem como tema o pastel de angu, prato típico da culinária de Itabirito.
Além de fotos dos produtos, as artesãs também foram registradas no catálogo. “Foi maravilhoso participar do projeto e trocar experiências. Acredito que esse catálogo será ótimo para nossas vendas e para a ampliação dos nossos negócios”, comemora a artesã Sipriana Morais, moradora do distrito de Acuruí.
As peças foram produzidas por meio do projeto “Mulheres Artesãs – Solidariedade e Desenvolvimento” apoiado pelo Ministério Público do Trabalho, Prefeitura de Itabirito e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).
“Para as artesãs, o lançamento do catálogo significa, além de concluir com sucesso os trabalhos desenvolvidos ao longo do projeto, abrir as ações de divulgação e comercialização dos produtos”, afirma a extensionista de bem-estar social da Emater em Itabirito, Marilda de Almeida.
O catálogo online pode ser acessado neste link. Em abril, está previsto também o lançamento da edição em formato físico.