Lucas (vice), Arnaldo (presidente) e Márcio (secretário): nova Mesa Diretora da Câmara de Itabirito. Foto - Ascom
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Na noite desta segunda-feira (20/12), na Câmara de Itabirito (MG), em votação nominal e aberta (situação em que cada parlamentar revela seu voto), o vereador Arnaldo Pereira dos Santos (MDB) foi eleito presidente da Casa Legislativa. A posse será em 3 de janeiro.  

Aconteceu o que já era esperado nos bastidores da política: o emedebista teve sete votos da bancada de situação contra seis dos vereadores de centro e de oposição. Oposição essa (na teoria) formada somente pelo vereador Renê Butekus (PSD).

E foi justamente o vereador Renê o candidato que presidia a chapa 2 – que foi derrotada.

Duas chapas

As chapas, para concorrer à eleição, deveriam ser sido protocoladas até as 16h do dia 17/12, mas houve perda de prazo para protocolar a chapa 2.

O horário e o dia da oficialização das chapas foram estabelecidos pelo presidente por meio da Portaria 112, de 10 de dezembro de 2021. A Portaria cita o artigo 29 da Lei Orgânica e o artigo 8º do Regimento Interno da Casa Legislativa.      

Mesmo assim, o atual presidente Léo do Social (PSDB) deferiu a chapa 2, ou seja, considerou-a apta a disputar, e justificou: “Prezando pela Democracia, ‘onde’ a vontade da maioria deve prevalecer para escolher àquele que presidirá a Casa, decido por inscrever ambas as chapas”, disse Léo.

A nova Mesa Diretora 2022 será formada também por Lucas do Zé Maria (vice-presidente), do MDB, e Márcio Oliveira Juninho (secretário), do Cidadania.  

Sobre Arnaldo

Conhecedor dos trâmites da Câmara de Itabirito e de leis municipais como poucos vereadores da história da Casa Legislativa itabiritense, Arnaldo está no seu sexto mandato não consecutivo e será presidente pela sétima vez.

Compartilhe:

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.