Itabirito (Região Central de Minas) – Uma postagem da assistente social Denise Cunha, no Grupo Itabirito (MG), do Facebook, trouxe à tona uma situação vivida por aqueles que dependem do transporte intermunicipal para viajar à capital mineira (ou retornar a Itabirito). Segundo ela, desde o ano passado com a pandemia, a empresa Santafé Transportes diminuiu “absurdamente” os horários de oferta dos ônibus. “Obrigando trabalhadores e estudantes, que precisam ir para BH, a pegarem os ônibus lotados ou nem sequer conseguir ir porque não tem horário! É um absurdo o abandono”, opinou.
O post ganhou apoio de usuários. “Tomei um chá de espera outro dia”, disse uma internauta. “Como nós todos sofremos com essa Santafé!”, lamentou outra usuária. De fato, houve substancial diminuição do número de linhas. Mas, segundo a empresa, a situação tende a mudar.
De acordo com o gerente operacional da Santafé, Lúcio Batista, a diminuição dos horários se deu pela baixa demanda de passageiros em decorrência das medidas de restrição por causa da pandemia. “Caiu bastante o número de passageiros mesmo!”, disse ele em depoimento ao Radar Geral.
Segundo o gerente, a situação começa a mudar a partir de hoje (21/5). “Foram acrescentadas dois horários a mais saindo de Itabirito e dois horários a mais partindo de Belo Horizonte”, afirmou.
Por exemplo, o último ônibus que sai às sextas-feiras de Itabirito para BH, a partir de hoje, será às 19h (antes o último era às 18h). E de BH para Itabirito, o último, na sexta-feira, agora sai da capital às 20h (e não mais às 19h).
Diminuição
Antes da pandemia, eram 15 horários (15 saindo de Itabirito rumo a BH, e 15 saindo de BH para Itabirito) nas segundas-feiras e nas sextas-feiras. De terça a quinta, eram de 13 a 14 horários (da mesma forma: ida e volta).
Com a pandemia, o quadro passou a contar com oito horários (ida e volta) na sexta-feira, e sete horários (ida e volta) de segunda-feira a quinta-feira.
Com mudança de hoje passaram a ser, portanto, 10 horários (ida e volta) na sexta, e nove horários (ida e volta) de segunda a quinta.
“Entendemos as reclamações e por isso estamos estudando a possibilidade, por exemplo, de colocar um ônibus entre 5h20 e 7h (da manhã). Vai depender da demanda. Há situações atuais, fora do horário de pico, em que o ônibus de 49 lugares sai com 12 passageiros ou até menos: entre três e cinco passageiros. Sendo assim, temos que fazer um remanejamento dos horários”, disse.
Em nota, a empresa afirmou:
“É de interesse da Santafé o acréscimo de horários, porém, vai depende da demanda de passageiros. Temos diversos canais em que o passageiro pode comprar a sua passagem sem ter que sair de casa. Dessa forma, a empresa pode identificar se os horários estão em sua capacidade total ou não. E caso estejam com sua capacidade de transporte toda ocupada, automaticamente, iremos colocar mais horários para atender”.