Itabirito (Região Central de Minas) – No meio da tarde desta quinta-feira (27/5), enquanto a Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Municipal (GM) atuavam, no bairro São José, conjuntamente na operação “Desmanche” (com objetivo de combater roubos e furtos de veículos no município, principalmente motocicletas), outra demanda surgiu: um mandado de prisão em desfavor de um homem (de 31 anos de idade), identificado como Anderson (apelido Jandaia), teve de ser cumprido.
Sendo assim, Jandaia foi localizado pela GM na Rua da Carioca, bairro Santa Rita. O Radar Geral não conseguiu saber qual motivo do mandado, contudo, sabe-se que ele é um velho conhecido das autoridades policiais, entre os crimes que já cometeu há vários furtos.
O indivíduo não resistiu à prisão e disse não saber o porquê de estar sendo preso. O mandado não teve relação com a operação Desmanche.
Operação Desmanche
Em resposta aos furtos de motocicletas ocorridos recentemente, foi desencadeada pela 250ª Companhia da Polícia Militar, de Itabirito, a operação Desmanche, em conjunto com a GM.
Essa operação teve inicio na última terça-feira (25/5), após os militares terem recuperado, na segunda-feira (24/5), duas motos furtados no fim de semana anterior. Dois suspeitos foram levados para a delegacia.
No mesmo dia 25, por exemplo, foi averiguada se havia irregularidades em uma oficina na região do bairro Boa Viagem. Segundo a ocorrência, o proprietário colaborou com as autoridades policiais. Foram conferidas documentação dos veículos existentes no local, o livro de movimentação dos veículos em manutenção/venda/revenda, a documentação do estabelecimento e de pessoas que lá estavam, todavia, não foi constatada nenhuma irregularidades.