51 GCMs de Itabirito são aprovados em formação da PF e (a princípio) estão aptos a receber porte de arma  
Os aprovados na etapa teórica foram encaminhados para a capacitação prática, realizada em stand de tiros, com a execução de mais de 400 disparos - Foto ilustrativa - Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho (PE) - Reprodução
Compartilhe:

ITABIRITO (MG) – 51 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) foram aprovados e podem (a princípio) receber o porte de arma de fogo.

A Secretaria de Segurança, Prevenção e Mobilidade Urbana da Prefeitura entregou nesta terça (18/3) as carteiras funcionais de porte aos guardas que concluíram o curso. A cerimônia de entrega foi realizada no Centro Administrativo.

A capacitação foi ministrada por profissionais credenciados pela Polícia Federal (PF) e incluiu formação teórica e prática.

A utilização de armamento faz parte do Estatuto da Guarda aprovado em 2023.

Itabirito: GCM entrega carteiras de porte de arma para agentes aprovados em curso de formação 
Comandante Samir fala aos aprovados da GCM de Itabirito – Foto: Prefeitura

Ainda não há previsão para que as armas sejam entregues. O processo licitatório para aquisição dos materiais está em andamento.

Outros critérios ainda serão observados (como por exemplo se há alguma pendência na Justiça) para que o guarda aprovado possa, de fato, estar armado.

“A corporação teve acesso a uma vasta formação, muito boa e aprofundada, para que a Guarda chegasse a esse estágio. O porte de arma significa mais segurança para os cidadãos e para o próprio agente que atua na proteção da população e do patrimônio público”, disse o secretário de Segurança, Prevenção e Mobilidade Urbana, Admilson Santiago.

Ao todo, 60 agentes da Guarda Civil Municipal realizaram testes psicológicos. Em seguida, os aprovados tiveram uma formação teórica e prática. Os agentes puderam aprender sobre a legislação pertinente, a atuação do agente e o manuseio de arma de fogo.

Os aprovados na etapa teórica foram encaminhados para a capacitação prática, realizada em stand de tiros, com a execução de mais de 400 disparos.

Na formação, foram observadas habilidades como controle e precisão dos disparos, manutenção da segurança durante o manuseio das armas, desempenho em cenários reais e execução correta de técnicas como empunhadura, visada e respiração.

Compartilhe: