Escolas de Itabirito que receberão o programa da Faber-Castell. Fotos - Reproduções
Compartilhe:

Incentivar a criança em sala de aula a seguir suas paixões, com noção de planejamento, estimulando o trabalho em pares e a colaboração, acreditando que é possível, sim, pensar brincando. Segundo o site da Faber-Castell, em suma, essas são algumas das características do Programa de Aprendizagem Criativa, desenvolvido pela empresa. E é justamente esse programa que será implantado a partir deste mês em quatro escolas municipais de Itabirito (na Região Central de Minas).

As escolas são: Antônio Toledo Sobrinho (no Marzagão), Laura Queiroz (no bairro Esperança), Padre Antônio Cândido (no São Gonçalo do Bação) e Ribeirão do Eixo.

Segundo a Vale, que está trazendo para Itabirito o programa por meio do projeto “Trilhas do Saber Aprendizagem Criativa”, com apoio da Secretaria Municipal de Educação), trata-se de um conjunto de estratégias inéditas em Minas Gerais – desenvolvidas para estimular a criatividade e a resolução de problemas em sala de aula.

O projeto transforma as salas de aula em micromundos de aprendizagem. Foto – Divulgação Vale

O programa

Lançada em 2018 pela Faber-Castell, a metodologia usada no projeto já impactou mais de 10 mil alunos em vários estados do Brasil. “Em um ambiente repleto de criatividade e com acesso a materiais como tecidos, botões e lápis de cor, as crianças serão estimuladas a desenvolver projetos conectados aos conteúdos curriculares”, informou a Vale.

De acordo com o analista de Desenvolvimento Social da mineradora, Felipe Faria, a metodologia favorece o desenvolvimento de uma série de competências da Base Nacional Comum Curricular, sendo a principal delas a própria criatividade. “Também serão trabalhados o pensamento crítico, o trabalho em equipe e o uso significativo, reflexivo e ético da tecnologia”, explicou.

O Trilhas do Saber Aprendizagem Criativa chega a Itabirito com uma metodologia educacional inédita em minas gerais. Foto – Divulgação Faber-Castell

Formação

Para que as equipes pedagógicas das escolas atuem como facilitadores do processo, elas receberão formação e acompanhamento durante três anos. “Além disso, vamos envolver os familiares dos alunos. Acreditamos que, dessa forma, a aprendizagem será potencializada”, afirmou Faria.

A ideia é transformar as salas de aula em micromundos de aprendizagem, em que os alunos podem explorar a criatividade e expressar suas ideias de diversas formas.

Imersos em uma “floresta encantada” ou em uma “exploração submarina”, com os mais variados recursos para criar e aprender, os alunos participam do processo de aprendizagem, tendo o professor como um parceiro e mediador. “Entendemos que a criatividade é uma habilidade fundamental para as pessoas no mundo atual e, por meio do programa, instrumentalizamos e estimulamos esse pensamento criativo de forma estruturada nas crianças, preparando-as para lidar com desafios e serem bem-sucedidas na vida pessoal e profissional”, explicou Bruna Tedesco, diretora de Inovação e Novos Negócios da Faber-Castell Brasil.

As equipes pedagógicas das escolas receberão formação e acompanhamento durante 3 anos. Foto – Divulgação Vale

Opinão

Para o professor há 16 anos em Itabirito, Daniel Sudano (que também é vereador), o modo como a educação acontece dita o futuro do estudante. “Vai muito além de só transmitir o conhecimento teórico das disciplinas curriculares, contribui para a formação cidadã dos estudantes e, consequentemente, a transformação do meio em que eles vivem. Se esse processo (Programa de Aprendizagem Criativa) puder estar ligado ao máximo a estímulos e brincadeiras, será muito mais significativo. É uma iniciativa excelente para essas escolas que serão contempladas e um passo a mais na formação das crianças”, acredita o professor.

Plano de Compensação e Desenvolvimento

Os projetos Trilhas do Saber, da Vale, estão alinhados com as ações do Plano de Compensação e Desenvolvimento da empresa para Itabirito, elaborado com a participação da população local.

Na esfera da educação, integram também as iniciativas do plano a revitalização de quadras e escolas – foram sete escolas que receberam reformas nos últimos dois anos.

Outras importantes entregas voltadas para as áreas de lazer, educação e cultura foram a doação de mobiliários e equipamentos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a reforma da Sala de Educação Ambiental no Parque Ecológico do município e a revitalização da Praça 1º de Maio.

Compartilhe:

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.