A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Itabirito (na Região Central de Minas) realizou no último domingo, dia 18 de setembro, a segunda edição da Meia Maratona Irenice Maria Rodrigues. O evento reuniu corredores de Itabirito, Ouro Preto, Belo Horizonte, entre outros municípios.
“O evento é muito importante para promover o esporte e manter viva a história da nossa cidade. Estamos tendo a honra de receber maratonistas de vários municípios e celebrar a promoção da saúde. Gostaria de parabenizar os vencedores e todos os participantes”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Raphael Rondow.
Disputado em percursos de 5 km, 10 km e 21 km, o evento esportivo contou com a participação de 425 atletas, entre homens e mulheres.
“Fiquei muito feliz em poder participar de uma corrida que homenageia uma figura histórica para as mulheres. Além disso, é uma forma de gerar oportunidades para os atletas que estão iniciando a vida esportiva”, comentou Junia Guedes, 1ª colocada geral no percurso de 21 km.
Edilson do Carmo, morador de Itabirito e participante da corrida de 10 km, avaliou positivamente a 2ª edição da meia maratona. “É muito importante a promoção do atletismo e da qualidade de vida da população. Subir ao pódio é apenas uma recompensa por todo o trabalho”.
Percurso kids
A meia maratona contou também com o percurso kids para a diversão de mais de 40 crianças.
Para Roberto Morais, morador de Contagem e profissional de Educação Física, foi gratificante ver a filha de quatro anos participar da prova. “Gostaria de levantar a importância de os organizadores de eventos esportivos realizarem a categoria kids. Essa promoção incentiva as crianças a competirem, interagindo com as demais e criando uma evolução nos quesitos motores e cognitivos, o que leva à evolução saudável e social”, afirmou.
Programação diversificada
O evento contou com rua de lazer para as crianças e show da banda Mineralys.
Irenice Maria Rodrigues
Nascida em Itabirito, Irenice Maria Rodrigues é considerada uma das maiores atletas latino-americanas de sua geração. Irenice competiu no Pan de Winnipeg, em 1967, e foi recordista dos 400 m e dos 800 m, numa época em que a prova era proibida para mulheres, porque acreditava-se que fosse “desgastante demais para as possibilidades físicas femininas”. Irenice faleceu em 1981.