Itabirito (Região Central de Minas) – Tendo em vista que festa durou até as 3h e reuniu algo em torno de 12 mil pessoas, foram poucas as ocorrências registradas, principalmente, pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Civil Municipal (GM) no primeiro dia do 29º Julifest, que aconteceu ontem (14/7).
Os furtos de celulares, as várias multas de trânsito e uma prisão por desacato foram os destaques. O evento vai até domingo (17/7).
Ocorrências
Até as 3h, a PM (que contou com apoio do Grupo Especializado em Recobrimento – GER) registrou três furtos e quatro extravios de celulares. O comandante operacional, tenente Veríssimo, explicou que furto é quando não há violência, mas a vítima percebe que foi lesada. Já o extravio, é quando o denunciante não sabe se perdeu o aparelho ou se foi furtado.
O comandante dá a dica: “Deve-se tomar cuidado na hora de abrir bolsas, principalmente quando se vai pagar uma conta. É nessa hora que o autor do furto escolhe suas vítimas. Houve o caso de uma mulher que teve a bolsa rasgada e o aparelho furtado depois de fazer um pagamento”, disse.
Perguntado se aconteceram brigas, o comandante informou que só houve “coisas pequenas”. “Não teve briga generalizada. Aconteceram desentendimentos, que foram encerrados com a intervenção dos militares”, afirmou.
Muitas multas de trânsito
Segundo a comandante da Guarda Civil Municipal, Fernanda Brito, as ocorrência de trânsito no entorno da área do Julifest foram várias – com autuações de veículos em que os motoristas não respeitaram as leis de trânsito. “É importante salientar que a sinalização móvel tem o mesmo valor da fixa. Sendo assim, os motoristas devem ficar atentos”, disse ela.
No acesso 2, a Guarda e a Polícia Militar Rodoviária realizaram blitz preventiva – verificando condutores que ingeriram bebida alcoólica e estavam na direção.
Quando o evento estava terminando, foi registrado um acidente de trânsito, sem vítimas, na Rua Emídio Quites, esquina com Rua Maria Bernardina.
Ocorreu ainda uma prisão pelo crime de desacato a um guarda municipal. Ocorrência entregue ao delegado de Polícia
Não dê dinheiro a flanelinhas – denuncie pelo 153
Nas proximidades da festa, a GM realizou patrulhamentos preventivos, para que houvesse segurança e fluidez do trânsito. Foram inúmeras denúncias de trabalho de flanelinhas. “Orientamos que não façam pagamento e acione a Guarda via 153”, informou a GM.
Brigada Municipal
Por volta das 23h30, a Brigada Municipal registrou uma ocorrência em que uma senhora foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) após sentir sua coluna travada.
Leia também – 1º dia de Julifest: Barões da Pisadinha é sucesso de público em Itabirito; veja fotos e vídeo (clique aqui)
E mais – Julifest: aparelho detecta tornozeleira eletrônica em um raio de 5 km (clique aqui)
[…] Leia também – 1º dia de Julifest em Itabirito: multas de trânsito, 1 prisão, 3 furtos e 7 extravios de celulares (clique aqui) […]
[…] como não podia deixar de ser, algumas ocorrências aconteceram. Mesmo porque na festa havia, no primeiro dia, cerca de 12 mil pessoas, considerado o dia com menor […]