Profissionais dos Cmeis recebendo a capacitação. Foto - Prefeitura de Itabirito
Profissionais dos Cmeis recebendo a capacitação. Foto - Prefeitura de Itabirito
Compartilhe:

Matéria com acréscimo de informação às 10h11 de 13/9/2022.

Itabirito (Região Central de Minas) – A Secretaria de Educação da Prefeitura iniciou recentemente a capacitação em noções de primeiros socorros para profissionais da educação básica municipal. Serão 12 encontros, com oito horas de treinamento cada. 180 profissionais, sendo monitores de apoio e coordenadores dos Cmeis (onde estudam crianças de 0 a 5 anos), serão capacitados.

A capacitação é feita em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Itabirito e Ouro Preto.

Segundo a Prefeitura, a capacitação aborda temas básicos de sobrevivência, por meio de teoria e prática, com base em urgências e emergências, como engasgo, ingestão de substâncias tóxicas que causam problemas de respiração ou circulação, entre outros.

“É um diferencial saber agir diante de uma situação que gera pânico. O conhecimento nos proporciona controle da ocorrência. Por isso a importância do treinamento para leigos”, disse a instrutora e especialista em segurança, Ana Edwiges Braga Coelho Araújo.

Noções de primeiros socorros ensinados na educação infantil de Itabirito. Foto – Prefeitura – Divulgação

Lei n° 13.722/2018

O curso tem o objetivo de instruir e capacitar os profissionais da educação básica municipal com base nas prerrogativas da Lei n° 13.722/2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino público e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

“Estamos na vanguarda para cumprir a lei e capacitar os nossos servidores que trabalham diretamente no cuidado das crianças em creches municipais”, afirmou a diretora das pré-escolas de 0 a 5 anos, Nilce Moura.

Sentimento compartilhado por Luciana Novais, diretora de educação infantil de Itabirito. ”Temos o intuito de orientar e disponibilizar uma pessoa capacitada em primeiros socorros que conseguirá realizar o atendimento de forma eficaz, não dispensando a atuação dos brigadistas”, reforçou.

A expectativa da Secretaria de Educação é dar continuidade à capacitação. “Teremos sequência do treinamento em 2023 para que alcance ainda mais profissionais da área”, garantiu a secretária de Educação, Iracema Mapa.

Compartilhe: