Itabirito (Região Central de Minas) – Quando os combatentes da 3ª ala operacional da Brigada Municipal foram chamados para auxiliar no parto de uma criança, no dia 14/11 deste ano, no bairro Padre Adelmo, a pequena Vitória já estava sobre a barriga da mãe, ainda ligada por meio do cordão umbilical. Por mais que a Brigada lide com ocorrências semelhantes, em todas as situações desse tipo, a emoção única marca a vida de cada um dos agentes.
Tanto é que hoje (29/11), os combatentes retornaram para visitar a bebê e a mãe Janice Maria (de 27 anos). “Por ela ter nascido com apenas seis meses, não deu tempo para a família se preparar para o nascimento”, explicou a Brigada, com base em relatos da mãe.
Hoje foram entregues à mãe donativos arrecadados pelos combatentes, como forma de ajudar a família.
No dia do nascimento, Vitória tinha pouco mais de um quilo e exatos 39 centímetros de altura.
O parto
Segundo dados da ocorrência, no dia em que a Brigada foi acionada, a parturiente estava em sua cama de barriga para cima, consciente, verbalizando, sem febre e sem dificuldade para respirar, com sua recém-nascida sobre a barriga (ainda ligada à mãe).
Os combatentes, então, seguiram o protocolo de atendimento pré-hospitalar (emergências obstétricas), quando foi feito o clampeamento do cordão umbilical. Na sequência, o cordão foi cortado. Mãe e filha foram monitorizadas e encaminhadas para o Hospital São Vicente de Paulo, onde ficaram sob cuidados e observação da equipe de obstetrícia de plantão.