Hoje (15/5) é o Dia Municipal em Memória dos Itabiritenses Vítimas da Covid-19. Isso porque há um ano morreu a primeira pessoa por complicações decorrentes da doença em Itabirito (Região Central de Minas).
Até agora, são 112 mortes por Covid no município.
A Lei 3.513 de 2021 (que instituiu o Dia Municipal em Memória dos Itabiritenses Vítimas da Covid-19) se deu a partir do projeto de lei 18 de 2021, de autoria do presidente da Câmara, vereador Léo do Social (PSDB).
“A intenção é não deixar cair no esquecimento todas as vidas que foram tiradas pela Covid. É preciso eternizar no nosso município a solidariedade de todo povo de Itabirito a essas vítimas, seus parentes e amigos. Em vários lugares do mundo foi feita homenagem desse tipo. Trata-se de uma forma simbólica de abraçar as famílias que sofreram com as perdas”, disse o presidente em depoimento ao Radar Geral.
Para marcar a data, igrejas em Itabirito irão direcionar missas e cultos em homenagem aos que morreram.
O Radar não existia quando houve a primeira perda. O site entrou no ar em 5 julho do ano passado. A primeira matéria, relatando a quarta morte, foi feita em 24 de julho de 2020.
Por sua vez, o primeiro boletim epidemiológico informando a respeito do primeiro óbito por Covid em Itabirito foi divulgado em 9 de junho do ano passado. Isso porque o caso estava em investigação.
Imunização
Em Itabirito, de acordo com a divulgação de ontem (14/5) da Prefeitura de Itabirito, 13.683 doses da vacina contra a Covid foram aplicadas no município.
9.185 pessoas tomaram a primeira dose, e 4.498, a segunda.