Itabirito (Região Central de Minas) – O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, desta terça-feira (8/6), registrou mais três mortes por complicações decorrentes da Covid-19. “Notificados hoje três óbitos: um que estava em investigação, ocorrido há alguns dias na UTI de Itabira; um ontem na UPA (de Itabirito) e outro ontem no Hospital (São Vicente de Paulo). Recebemos um quarto caso de outra cidade, em investigação se foi de fato Covid”, informou o boletim.
Esse óbito em investigação ocorreu em hospital de Betim (Região Metropolitana de BH). O boletim salientou que, entre os óbitos de Itabirito dos últimos 30 dias, há o de uma pessoa idosa que já havia sido vacinada.
Ao todo, até agora, são 122 perdas no município itabiritense.
Nos leitos Covid de enfermaria da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto, a ocupação é de 77,78%. Já nos leitos Covid de UTI do mesmo hospital ouro-pretano, há 100% de ocupação. Dos pacientes internados nessa UTI, dois são de Itabirito.
Ao todo, há nove pacientes de Itabirito em UTIs (contando com os que estão em Ouro Preto e em outras cidades).
O município tem 11.550 casos confirmados da Covid, e 11.294 casos de pessoas que se recuperaram da doença. Dos recuperados, 1.038 necessitaram de internação hospitalar.
Dos 14 pacientes internados com Covid no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), há um aguardando vaga para UTI.
Já na Ala Covid da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Itabirito, há cinco pacientes. Quatro estão aguardando vaga para UTI.
Portanto, contando os pacientes da UPA e do HSVP, há cinco aguardando vaga de UTI.
BH estável e piora da situação de Itabirito
Depois de duas semanas de aumento de demanda por vagas de UTI, começa a haver mais óbitos em Itabirito. “Como ainda temos grande pressão por vagas de UTI, pode-se esperar para os próximos dias duas coisas acontecendo: mais internações de casos graves e mais óbitos”, afirmou o boletim.
A Secretaria Municipal de Saúde garantiu que estão sendo feitos esforços para atender os pacientes que estão sendo tratados na UPA. “Para que eles recebam tudo o que precisam em termos de medicina intensiva”, salientou o boletim.
Ainda segundo o boletim de Itabirito, a incidência em Belo Horizonte está estável, por volta de 400 casos novos para cada 100 mil habitantes (ontem era de 395). Já em Itabirito, houve leve alta nos últimos cinco dias. Contudo pode haver atraso nas notificações em consequência do feriado. “Os dados desta semana (que terminará próximo sábado) irão permitir avaliar se de fato estamos em subida de casos, como parece”, informou.
Para o boletim itabiritense é surpreendente a informação, divulgada ontem no boletim de Belo Horizonte, de queda de 8,46% na taxa de ocupação de UTI (SUS e privados) em relação à taxa de ocupação na quarta-feira anterior ao feriado. “Essa queda não foi ainda percebida na ponta, e ainda não houve alívio na fila de pessoas aguardando vagas para UTI”, informou Itabirito. Ainda foi divulgado no boletim da capital quedas do Rt e da taxa de ocupação de enfermarias Covid em Belo Horizonte.
Ocasionalmente, as tendências entre as cidades mostram discrepâncias (uma subindo, outra caindo), “que se esclarecem com dados das semanas seguintes”, salientou o boletim de Itabirito.