A Vale firmou um acordo com a empresa mineira Sense Bike para a implantação de um Bike Park na área da antiga Mina de Águas Claras (MAC), localizada em Nova Lima (MG), na divisa com Belo Horizonte.
O parque ocupará uma área de aproximadamente 30 mil m², situada entre a Mata do Jambreiro e a Serra do Curral.
A iniciativa integra o Projeto de Uso Futuro da MAC, criado pela Vale com o objetivo de destinar a área pós-mineração a atividades de interesse público, identificadas por meio de consultas e escutas com as comunidades do entorno.
“A construção do Bike Park é mais uma etapa do nosso trabalho de abrir a MAC para lazer e bem-estar da população. A prática esportiva foi sinalizada pelas comunidades vizinhas como uma das melhores destinações para o local. Será também uma oportunidade para moradores e turistas apreciarem a beleza da Mata do Jambreiro, uma importante área de preservação ambiental na Região Metropolitana de Belo Horizonte”, explica Gustavo Roque, gerente geral de Uso Futuro da Vale.

Com 2,5 km de trilhas e uma pista de terra com relevo suave, o espaço será acessível a ciclistas de todas as idades e níveis de habilidade. O projeto também prevê uma área de receptivo com lanchonete, loja, aluguel de bicicletas e estrutura para eventos e projetos sociais ligados ao esporte. O contrato de comodato com a Sense Bike terá duração inicial de três anos.
“Na Sense, usamos o esporte como ferramenta de conexão e transformação. Criar um bike park na MAC é mais do que oferecer lazer, é gerar pertencimento e devolver às pessoas o prazer de viver ao ar livre. O projeto reforça nosso compromisso de aproximar a nova geração dos valores do esporte, da natureza e da liberdade que o pedal proporciona. Será um ponto de encontro para centenas de famílias que buscam alternativas reais de bem-estar”, destaca Pierre de Tarde, CEO da Sense Bike.
Esse é o segundo contrato de comodato firmado pela Vale na área da MAC em 2025. Em fevereiro, a empresa firmou parceria com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte (FPMZB) para a expansão do Parque da Serra do Curral, que atualmente conta com quase 108 mil m² de áreas verdes da mina cedidas para uso público.
O QUE É A MINA DE ÁGUAS CLARAS?
Desativada em 2002, a Mina de Águas Claras está sob a gestão da Vale desde 2006, após a aquisição da MBR. Desde então, a empresa conduz ações de recuperação ambiental e fechamento da unidade com foco na ressignificação do espaço.
Com cerca de 2 mil hectares, a área da MAC abriga 1.225 hectares de áreas verdes protegidas, incluindo a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Jambreiro. O local também preserva ecossistemas como cerrado, campos rupestres e florestas estacionais, em diferentes estágios de regeneração.