Nesta quinta (8/8), o brasileiro Edival Pontes, conhecido como Netinho, garantiu a medalha de bronze na categoria até 68kg do taekwondo nas Olimpíadas 2024.
O atleta paraibano (de 26 anos) venceu duas lutas decisivas no Grand Palais, em Paris, incluindo a disputa pelo terceiro lugar contra o espanhol Javier Pérez Polo.
Com duas vitórias e uma derrota em Paris, Edival Pontes registrou sua segunda participação olímpica, após estrear com derrota para o jordaniano Zaid Kareem nas oitavas de final. No entanto, a classificação de Kareem para a final permitiu ao brasileiro seguir na competição e na repescagem, ele conquistou a medalha ao vencer o turco Hakan Reçber e Javier Pérez Polo por 2 rounds a 1 em ambas as lutas.
Com essa vitória, Edival Pontes se torna o terceiro brasileiro a subir ao pódio olímpico no taekwondo, juntando-se a Natália Falavigna, bronze em Pequim 2008, e Maicon Siqueira, bronze no Rio 2016. Além do bronze olímpico, o paraibano tem em seu currículo um vice-campeonato mundial na categoria até 74kg, conquistado em 2022.
Ainda nesta quinta, Maria Clara Pacheco (de 21 anos), foi eliminada nas quartas de final da categoria até 57kg. A paulista enfrentou a chinesa Luo Zongshi, número 1 do mundo, e foi derrotada de virada por 2 rounds a 1.
Na final masculina até 68kg, Zaid Kareem ficou com a prata, enquanto o uzbeque Ulugbek Rashitov conquistou o bicampeonato olímpico, vencendo o jordaniano por 2 rounds a 0.