Neste sábado (10/8), a seleção feminina de futebol do Brasil não conseguiu superar os Estados Unidos e ficou com a medalha de prata nas Olimpíadas de Paris-2024.
Em uma reedição das finais de Atenas-2004 e Pequim-2008, a equipe brasileira foi derrotada no Parque dos Príncipes, em Paris, por 1 a 0, com um gol de Mallory Swanson no segundo tempo.
A vitória garantiu o ouro para as americanas, a Alemanha completou o pódio, levando o bronze, após vencer a Espanha pelo mesmo placar.
O Brasil teve um bom desempenho no primeiro tempo, criando as melhores oportunidades de gol. Logo no minuto inicial, Ludmila apareceu livre na área, mas finalizou fraco, facilitando a defesa da goleira americana Alyssa Naeher. Aos 15 minutos, Ludmila balançou as redes, mas o gol foi anulado por impedimento. No final da primeira etapa, Gabi Portilho também assustou com um chute perigoso, mas Naeher salvou novamente.
Na segunda etapa, os Estados Unidos voltaram mais organizados e aproveitaram um erro do Brasil no meio de campo para marcar o único gol da partida. Aos 11 minutos, Mallory Swanson foi lançada em profundidade, passou pela defesa brasileira e finalizou com precisão na saída da goleira Lorena.
O Brasil tentou pressionar em busca do empate, mas encontrou dificuldades diante da forte marcação americana. A melhor chance veio nos acréscimos, quando Naeher fez uma defesa decisiva em cabeçada de Adriana, garantindo o título para as americanas.
No que marcou a despedida de Marta das Olimpíadas, a veterana craque de 38 anos começou no banco de reservas e entrou em campo apenas no segundo tempo, logo após o gol dos Estados Unidos. Com essa derrota, Marta encerra sua carreira olímpica com três medalhas de prata e 13 gols marcados em seis edições dos Jogos, sendo a segunda maior artilheira da história da competição.