Menino realiza sonho e é aprovado na base do Itabirito após se destacar em projeto social
Henrique Gabriel Pereira Maia - Foto: Divulgação
Compartilhe:

Aos 10 anos, Henrique Gabriel Pereira Maia já começa a transformar o sonho de infância em realidade. Natural de Piedade do Paraopeba, distrito rural de Brumadinho, o garoto foi aprovado em janeiro deste ano para integrar as categorias de base do Itabirito, clube que disputa atualmente a Série D do Campeonato Brasileiro.

A trajetória de Henrique começou de forma simples, com bolas improvisadas de papel e jogos com amigos. Mas foi com disciplina e dedicação que ele se destacou nas aulas do Projeto Esporte na Cidade, iniciativa da organização social De Peito Aberto, que oferece aulas gratuitas de modalidades esportivas para crianças e adolescentes.

Desde 2019 no projeto, o garoto logo chamou atenção pela habilidade com a bola e, principalmente, pela postura dentro e fora de campo. “Desde o primeiro dia, o Henrique se destacou pelo comprometimento e pela disciplina exemplar. Ele tem técnica, visão de jogo e é muito respeitoso. Um atleta completo”, avalia o professor Iles Gomes, que acompanha o menino desde 2021.

Atualmente atuando como meia ou atacante, Henrique vibra com a nova fase no Itabirito. “Quero ser jogador profissional. A experiência está sendo muito boa, aprendo mais a cada treino e jogo. Sou muito grato à De Peito Aberto, que me ensinou não só futebol, mas também disciplina. Foi isso que me trouxe até aqui”, afirma.

A aprovação na seletiva do clube, realizada em janeiro, foi recebida com emoção pela família. “Ver o sonho dele começando a se realizar é uma alegria que não dá para explicar. Todo esforço valeu a pena”, diz o pai, Wenmerson Maia. Ao lado da mãe, Josiane, ele acredita que o projeto teve papel essencial na formação do filho. “Ele sempre foi muito responsável e comprometido. Os professores do projeto sempre o elogiaram muito, não só pela técnica, mas pelo comportamento.”

A conquista de Henrique, para os professores e familiares, é mais do que um passo no esporte. É reflexo de uma educação baseada em valores. “Quando soube da aprovação, fiquei imensamente feliz. É o reconhecimento de um trabalho sério e de muito esforço dele. Tenho certeza de que é só o começo de uma bela história”, afirma o professor Iles.

Compartilhe: