A cidade de Itabirito (na Região Central de Minas) foi palco da 13ª edição da Clínica de Águas Abertas e do Treinão (também) de Águas Abertas – eventos que reuniram quase 200 nadadores durante 24 e 25 de fevereiro, respectivamente.
As iniciativas foram idealizadas pelo Mais Centro Aquático, sob liderança de Alessandro Massaini, conhecido como Alemão. “A intenção é colocar Itabirito como um polo importante para a prática desse esporte”, disse ele que é reconhecido professor de natação.
“A Clínica é um curso projetado para preparar e capacitar nadadores visando melhorar o desempenho na modalidade. É uma iniciativa singular em Minas Gerais, contando com a participação de atletas de todas as regiões do estado. Já Treinão proporcionou uma estrutura de prova completa, de cerca de 400 metros, com aquelas boias grandes de prova, tem gente que nada as duas horas sem parar, tem gente faz uma volta e para, depois retorna, e os caiaques acompanham para darem o suporte de segurança para os nadadores, garantindo segurança dos participantes”, salientou Alemão.
Que completou, “Nós juntamos o nosso programa com o Acurui Águas Abertas, que é um circuito único em Minas Gerais disputado em forma de campeonato. Ano passado foram três etapas, ao término da temporada os três melhores nadadores de cada categoria que é dividida em faixa etàreo de cinco e cinco anos receberam um troféu.”
Em tempo: no fim de janeiro, o Mais Centro Aquático foi destaque em Divinópolis, onde 14 atletas conquistaram 16 pódios. “Um desempenho espetacular”, avaliou o professor.
Também haverá um Circuito, o Acuruí Águas Abertas, que será realizado entre os dias 23 e 24 de março, onde os atletas disputarão uma maratona aquática, para nadadores de todas as idades. Aos interessados em participar poderão se inscrever pelo link Clique Aqui