Entre 17 e 18 de julho, o Ginásio Poliesportivo Pedro Cardoso recebeu o 1º Campeonato de Futsal das Escolas Rurais de Itabirito. A grande final foi entre Ribeirão do Eixo versus Padre Antônio Cândido. Os meninos de Ribeirão levaram a melhor.
A competição
Quatro equipes disputaram: Escola Municipal Antônio Toledo Sobrinho (Marzagão), Escola Municipal Padre Antônio Cândido (São Gonçalo do Bação), Escola Municipal Professora Olímpia Mourão Malheiros (Córrego do Bação) e Escola Municipal de Ribeirão do Eixo.
A competição foi estruturada em quatro jogos classificatórios, culminando em disputas para o 1º, 2º e 3º lugares.
O evento, idealizado pela professora Cintia Bandeira, da Escola de Ribeirão do Eixo, contou com o apoio da diretora Lúcia Sancho e do supervisor Dirlei Vandes, além da presença da secretária de Educação Iracema Mapa e do secretário de Esportes Eduardo Braga.
Ao Radar Geral, a professora Cintia ressaltou a importância e a boa vontade dos diretores das escolas em querer fazer o projeto dar certo: “Sem essa ajuda, seria impossível realizar o torneio”.
Na 1ª etapa, realizada no dia 17/7, a Escola de Ribeirão do Eixo garantiu sua vaga na final com uma vitória de 11×1 contra a Escola Antônio Toledo Sobrinho. A Escola Padre Antônio Cândido também avançou para a final após vencer a Escola Professora Olímpia Mourão Malheiros por 9×5.
No dia seguinte (18/7), ocorreram as disputas válidas pelo pódio. Em jogo válido pelo 3º lugar, a Escola Professora Olímpia Mourão Malheiros venceu por 2×1 a Escola Antônio Toledo Sobrinho.
Na grande final, com o placar de 5×0, os comandados do treinador Valdívio, a Escola de Ribeirão do Eixo, foi a grande campeã.
O encerramento do campeonato contou com a presença do prefeito Orlando Caldeira, que entregou as medalhas aos jogadores vencedores. O artilheiro do campeonato, Davi Vandes, e o goleiro menos vazado, Kevin Oliveira, ambos da Escola de Ribeirão do Eixo, foram premiados com troféus.