A judoca brasileira Beatriz Souza conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao vencer a israelense Raz Hershko, 2ª no ranking mundial, na decisão da categoria acima de 78kg.
A vitória por waza-ari garantiu o 1º ouro do Brasil nesta edição das Olimpíadas. Com o resultado, o Brasil acumula agora uma medalha de ouro, três de prata e três de bronze nos Jogos de Paris.
Essa é a terceira medalha do judô brasileiro na competição, juntando-se à prata de Willian Lima e ao bronze de Larissa Pimenta. No total, o Brasil soma 27 medalhas na história da modalidade.
Beatriz enfrentou desafios significativos. A semifinal, por exemplo, foi contra a francesa Romane Dicko, número um da modalidade no mundo.
No tatame, Souza demonstrou seu domínio, controlando a luta ao segurar a manga direita da adversária e apostando em uma pegada alta nas costas.
Ao G1, ela deu uma entrevista bastante emocionada, chorou ao falar com a família após a conquista e dedicou a vitória à sua avó: “Consegui! Foi pela vó!”.