Itabirito (Região Central de Minas) – O 3º piso da sede do Itabirense recebeu apoiadores, na noite desta quinta (6/6), das pré-candidaturas a prefeito e vice de Dr. Elio da Mata e Raphael Rondow, quando houve o lançamento dos dois como pré-candidatos.
São três partidos que apoiam a proposta: Cidadania, PSB e PSDB.
Veículos de imprensa, como os sites Galilé, Mais Minas e Rádio Real estiveram no evento, além dos deputados Paulo Abi-Ackel (federal pelo PSDB) e Alencar da Silveira Júnior (estadual pelo PDT) – o majoritário em Itabirito há anos.
Em entrevista, o prefeito Orlando Caldeira disse que a escolha dos dois futuros pretendentes partiu não somente do grupo político, mas também dos próprios candidatos. “Desde 2012 (…). São dois preparados e conhecem as necessidades de Itabirito e, é claro, são de confiança”, disse o prefeito.
Por sua vez, Dr. Elio (atual vice-prefeito), em rápida coletiva de imprensa, afirmou que a escolha se deu “por derivação”. “Uma coisa natural. Me parece que própria comunidade local tinha expectativa de que isso acontecesse. Quando nós entramos na política, entramos para arrumar a casa. E foi o que fizemos. A comunidade quer que isso continue (…). Continuar fazendo o que é certo, baseado na verdade. Vamos tocar o barco!”, afirmou.
Já Raphael Rondow (que foi secretário de Esportes da Prefeitura até poucos dias) disse: “As figuras de pré-candidatos a prefeito e vice simbolizam exatamente um coletivo de pessoas que sobretudo se unem no que é melhor para Itabirito. Acredito que pelo trabalho desenvolvido na secretaria, como coordenador da campanha em 2020 e outras responsabilidades que assumi ao logo desses anos me credenciam para o projeto que não começou agora, e sim em 2012, desde a primeira candidatura deles (de Orlando e Elio)”.
Outros nomes se colocam como pré-candidatos a prefeito. Ricardo Oliveira, Alex Salvador, Ricardo Francisco e Wilson do Grito são alguns desses. Entretanto, até a definição das candidaturas de fato, peças podem mudar nesse jogo.