Léo, Renê, Edson, Max e Arnaldo: os reeleitos vereadores em Itabirito. Fotos - Divulgação. Arte - Radar Geral
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Falar de si mesmo, não é tarefa fácil. Contudo, os cinco vereadores reeleitos de Itabirito (na Região Central de Minas) aceitaram o desafio do site Radar Geral. Eles foram entrevistados e responderam aos mesmos questionamentos. Na maioria das perguntas, eles se autoavaliaram.  

A reportagem quis saber, por exemplo, na opinião deles, o porquê da mudança de cerca de 62% nos nomes que compõem a Câmara de Itabirito.

Dos 13 vereadores, somente um (Ricardo Oliveira – Avante) não foi candidatado à reeleição. Isso porque ele se candidatou a prefeito (ficando em segundo lugar).

Os oito vereadores novatos já foram entrevistados pelo Radar. Agora é a vez dos veteranos, em ordem de votação: Léo do Social, Renê Butekus, Dr. Edson, Max Fortes e Arnaldo. Confira a seguir:

Léo do Social – 841 votos

Léo do Social. Foto – Divulgação.

Nome completo: Leandro Silva Marques.

Partido: PSDB.

Idade: 34 anos.

Bairro onde mora: Recanto da Colina.

Cidade onde nasceu: Itabirito.

Será situação, oposição ou manterá a neutralidade perante o governo de Orlando Caldeira? Situação

Quantos mandatos? 3º mandato consecutivo.

Por que houve uma mudança tão substancial na Câmara? Os eleitores talvez quisessem um cenário diferente do atual que é praticado pelos vereadores. Foi uma surpresa, mas pode acontecer com qualquer mandato. Depende muito dos resultados que a população vem sentindo no trabalho dos vereadores.

Por que a população de Itabirito confiou no senhor para que houvesse sua reeleição? Eu acho que a população de Itabirito confiou em meu trabalho por causa dos resultados que eu produzi. São oito anos de muita dedicação, muita atenção, buscando sempre fazer com que qualidade de vida em nossa cidade de Itabirito seja melhor para todos. Levando em consideração também que eu sou um dos vereadores que mais capitou recursos, através de emendas parlamentares, da história de Itabirito. Isso é uma marca que fica registrada para que as pessoas possam entender que é necessário a gente não ficar refém só do orçamento que se tem hoje, das nossas receitas. É preciso buscar recursos que vêm de fora, tanto de deputados estaduais como de federais.

O senhor pretende fazer algo diferente nesta nova legislatura? Uma das propostas que vou ter para a próxima legislatura é conhecer melhor Itabirito, quero explorar mais todos os cantos da cidade. Inclusive, os distritos e a zona rural porque eu tenho o objetivo de ampliar o meu posicionamento político dentro da cidade.

O senhor se considera que tipo de vereador? Eu me considero um vereador do social mesmo. Não só aquele que atua para melhorar a condição social das pessoas, principalmente dos mais necessitados, como aquele que está sempre à disposição de todo mundo, o tempo todo, que atende o telefone na hora que as pessoas ligam, que procura ouvir, que procura dar atenção, não somente no período eleitoral, mas todos os dias do ano.

Qual o maior problema de Itabirito e como fazer para resolvê-lo? Itabirito tem que evoluir para deixar de ser refém da empregabilidade e receitas vindas das mineradoras. A gente tem que evoluir para tentar explorar os nossos comércios, nossas pequenas indústrias, as micro e pequenas empresas, alavancar o nosso turismo. Sendo assim, vamos alcançar uma evolução mais ampla.

O que o senhor destaca em seu trabalho como vereador? Tenho um número significativo de recursos financeiros adquiridos para Itabirito, sou um dos vereadores que mais apresentam projetos na Câmara, que mais fez indicações para buscar melhorias e vejo como diferencial a acessibilidade que as pessoas têm dentro do meu mandato.

Renê Butekus – 650 votos

Renê Butekus. Foto – Divulgação

Nome completo: Renê Américo da Silva.

Partido: PDS.

Idade: 35 anos.

Bairro onde mora: Gutierrez.

Cidade onde nasceu: nascido e criado em Itabirito.

Será situação, oposição ou neutro perante o governo Orlando Caldeira? Oposição.

Quantos mandatos: 2º mandato consecutivo.

Por que houve uma mudança tão substancial nos nomes que compõem a Câmara de Itabirito? Os vereadores que estão saindo são bons, mas a população de Itabirito entendeu que tinha de mudar. Por outro lado, os que estão entrando tiveram a coragem de colocar seus nomes para disputar as eleições, apresentando boas propostas e conquistando a confiança do povo.

Por que a população de Itabirito confiou no senhor para que houvesse sua reeleição? Pela forma que conduzi os trabalhos do meu mandato. Sempre atuante, de forma honesta e desempenhando o que são realmente as funções de um vereador, ou seja: legislar e fiscalizar.

O senhor pretende fazer algo diferente nesta nova legislatura? Vou atuar da mesma forma que atuei. Claro que corrigindo erros que cometi. Tenho ciência desses erros.

O senhor se considera que tipo de vereador? Atuante e não me esqueço das minhas origens.

Qual o maior problema de Itabirito e como fazer para resolvê-lo? Transporte coletivo. No próximo ano, irá vencer a concessão do transporte público de Itabirito. Tendo a Prefeitura a prerrogativa de renovar por mais 15 anos ou abrir novo processo licitatório. Vou trabalhar para que seja aberto novo processo e que o transporte seja reformulado da forma que atenda realmente os anseios da população de Itabirito. Atendendo de forma eficiente, principalmente, àqueles que precisam do serviço.

O que o senhor destaca em seu trabalho como vereador? Há muita coisa pra destacar, mas as mais importantes foram a minha atuação na área de esporte, saúde e transporte coletivo.

Dr. Edson – 622 votos

Dr. Edson. Foto – Divulgação

Nome completo: Edson Gonçalves Júnior.

Partido: Republicanos.

Idade: 41 anos.

Bairro onde mora: Bairro de Lourdes.

Cidade onde nasceu: Natural de Nova Lima e há 22 anos mora em Itabirito.

Oposição, situação ou neutro perante o governo Orlando Caldeira? Não é neutro. Vejo a necessidade de manter uma postura de Centro, sem extremos, sem intransigência, buscando sempre o melhor para a cidade. Dependendo do assunto, favorecerei a intervenção governamental e, em outras situações, apoiarei a liberdade de escolha. Manterei a mente aberta e buscarei soluções práticas para os problemas ao realizar política em Itabirito, não a politicagem.

Quantos mandatos? 2º mandato consecutivo.

Por que houve uma mudança tão substancial na Câmara? A Renovação aconteceu em Itabirito e se repetiu em todo o país. Acredito que a população está desacreditada da classe política e nas urnas a resposta do eleitor foi de alteração dos políticos na esperança de provocar mudanças substanciais para a cidade. Vejo esse movimento de renovação de forma positiva, pois mudanças são sempre necessárias. Contudo, muitas fake news e propagandas contrárias à reeleição também foram espalhadas em Itabirito, o que deixou o eleitor em dúvida e acabou contribuindo para que fizessem novas escolhas.

Por que a população de Itabirito confiou no senhor para que houvesse sua reeleição? Meu trabalho foi propositivo ao longo dos quatro anos de mandato, mantive uma parceria sólida com a população e fiz questão de construir um mandato participativo e transparente. Sou ficha limpa e acredito que a minha atuação parlamentar foi acompanhada de perto pela população, que aprovou as ações em prol da cidade e também estão confiantes na projeção de novas metas para o período de 2021 a 2024.

O senhor pretende fazer algo diferente nesta nova legislatura? Meu lema é continuar para avançar. A política tem que ser dinâmica, viva e estar em constante avanço. Meu objetivo é fortalecer ainda mais o meu trabalho parlamentar. Continuarei atuando em favor da cidade e para isso, novos projetos serão colocados em prática.

Que tipo de vereador o senhor se considera? Um vereador que representa a nova política em Itabirito.

Qual o maior problema de Itabirito e como fazer para resolvê-lo? Itabirito é uma cidade promissora, mas não está isenta de problemas. O desenvolvimento econômico e social da cidade precisa ser alavancado e para isso políticas públicas voltadas para o emprego e renda, bem como para a assistência social e enfrentamento das desigualdades em Itabirito precisam ser estabelecidas. O transporte coletivo municipal é outro problema que a população tem enfrentado e cabe à Câmara Municipal promover um amplo debate a respeito juntamente com o Executivo. Acompanharei de perto a licitação que acontecerá em 2021, sou a favor da ampla concorrência e analisarei cada rota para garantir que os bairros que sofrem com o serviço precário de transporte sejam assistidos, assim como a zona rural.

O que o senhor destaca em seu trabalho como vereador? Foram muitas ações parlamentares, mas destaco algumas: 1- Quebrei um paradigma antigo na política de Itabirito ao estabelecer uma política de centro na cidade. Rompi com a ideia de polarização de lado A ou B, deixando de alimentar as rixas entre grupos opositores, pois o meu foco está no trabalho de qualidade para a cidade e as necessidades da população estão em primeiro lugar. 2- Criei o gabinete móvel como um serviço de ouvidoria parlamentar, estabelecendo assim um contato direto com a população, ou seja, o político nas ruas o tempo todo, não apenas em período eleitoral. 3- Estabeleci a Lei do Orçamento Impositivo para alcance de obras e ações em todos os bairros. 4- Consegui a redução do valor do IPTU de todos os contribuintes. 5- É de minha autoria a Lei que estabelece como serviços essenciais as entidades religiosas em tempos de pandemia. 6- A luta pela infância, juventude e o direito dos idosos sempre estiveram em pauta, entre outros. 7- Conquistei mais de meio milhão de reais em emendas parlamentares em parceria com deputados estadual e federal, sendo grande parte delas destinadas a área da Saúde de Itabirito.

Max Fortes – 576 votos

Max Fortes. Foto – Divulgação

Nome completo: Maximiliano Silva Baeta Fortes

Partido: Democratas – DEM.

Idade: 47 anos.

Bairro onde mora: Novo Itabirito.

Cidade onde nasceu: Itabirito.

Oposição, situação ou neutro perante o governo Orlando Caldeira? Neutro.

Quantos mandatos? Três mandatos consecutivos.

Por que houve uma mudança tão substancial na Câmara? Acredito que foi motivada pelo desgaste da política atual, que refletiu diretamente principalmente pra quem já ocupa um cargo político. O resultado mostra que a gente tem que resgatar a credibilidade dos políticos, da política, fazendo a política correta, que realmente transforma e melhora a vida das pessoas.

Por que a população de Itabirito confiou no senhor para que houvesse sua reeleição? Penso que a população de Itabirito continuou confiando em mim pela minha forma de trabalho. Desde o meu primeiro mandato, procurei estar ao lado da comunidade por meio das reuniões nos bairros, das conferências, dos conselhos municipais, sempre buscando saber as necessidades do nosso povo. Os eleitores reconheceram esse meu trabalho propositivo, criando projetos de lei, chegando a 65 projetos de lei, fiscalizando e representando a população. Isso, para mim, foi um grande diferencial. Afinal, Itabirito sabe que eu busco realmente propor soluções para as necessidades da nossa população.

O senhor pretende fazer algo de diferente nesta nova legislatura? É preciso sempre fazer algo novo. O mundo não para, a cidade não para e as necessidades da população, principalmente, não param. A gente tem sempre que procurar evoluir para representar nosso povo à altura. Quero realizar um mandato ainda mais participativo, ampliar cada vez mais a comunicação com a população, mostrando o resultado das minhas ações e dos meus projetos de lei. Pretendo fazer isso, mantendo o foco de propor soluções para a geração de emprego e renda, apoiar os pequenos negócios, ser a voz da pessoa com deficiência, da cultura, dos artistas de Itabirito e da luta pelos direitos da mulher na Câmara.

Que tipo de vereador o senhor se considera? Considero-me um vereador comprometido com os interesses da população, propositivo, conciliador e que busca, efetivamente, focar a solução dos problemas da cidade. Quero continuar sendo esse vereador muito próximo ao povo, sabendo as necessidades da nossa população. Isso ajuda demais no desenvolvimento do mandato. Gosto de gente, de dar atenção às pessoas, de ajudar o próximo.

Qual o maior problema de Itabirito e como fazer para resolvê-lo? Hoje, para mim, o maior desafio de Itabirito, inclusive agravado pela pandemia, é a retomada do desenvolvimento econômico da cidade, gerando oportunidades para todos, para aqueles que querem empreender, para aqueles que querem um emprego de qualidade. Há uma população enorme desempregada em consequência das crises sucessivas. Precisamos voltar com um ciclo positivo na cidade, integrado com todas as outras áreas, da mesma forma que vivenciamos quando fui Secretário de Desenvolvimento Econômico. A solução para isso é fazer uma grande pacto para Itabirito, um projeto integrando sociedade civil organizada, poderes constituídos e iniciativa privada. Um projeto pensado em curto, médio e longo prazo. Itabirito tem tudo para dar certo e ter um futuro muito melhor.

O que o senhor destaca em seu trabalho como vereador? Para mim, o grande destaque é o resultado, o benefício que cada ação que realizo como vereador proporciona para a nossa população, para a nossa comunidade. É isso que dá o sentido de estar na política. Ver que os 65 projetos de lei que realizei melhoraram a vida da nossa população, que a minha fiscalização permitiu melhorar a qualidade dos serviços públicos de saúde, educação, fazendo a diferença na vida das pessoas, que estive à frente das principais demandas de nossa cidade, representando o nosso povo.

Arnaldo – 545 votos

Arnaldo. Foto – Divulgação

Nome completo: Arnaldo Pereira dos Santos.

Partido: MDB

Idade: 53 anos

Bairro onde mora: Novo Itabirito

Cidade onde nasceu: Curvelo (MG), mas há 30 anos mora em Itabirito.

Pretende ser situação, oposição ou neutro perante o atual prefeito? Ainda conversando, mas pretendo fazer uma linha mais independente.

Quantos mandatos? Seis não consecutivos. Foram três mais três

Como o senhor avalia a substancial mudança nos nomes que compõem a Câmara de Itabirito? Renovação natural aliada ao desgaste do Poder Legislativo como um todo, não só em Itabirito.

Por que a população confiou no senhor para que houvesse sua reeleição? Pela sequência de um trabalho sério, por minha experiência, compromisso e seriedade no exercício dos meus mandatos. Sempre lutei pra que os serviços públicos chegassem principalmente aos menos assistidos pelo poder público.

O que o senhor fará de diferente nesta nova legislatura? Não seria diferente, e sim rever alguns erros, procurar corrigi-los. Na condução das votações e participações em debates zelar pra não ser uma oposição “raivosa” e muito menos uma situação “passiva”. Pretendo também, cada vez mais, estimular as discussões com a comunidade.

Que tipo de vereador o senhor se considera? Experiente, responsável, comprometido e dedicado.

Qual o maior problema de Itabirito e como fazer para resolvê-lo? Emprego e segurança. O município precisa criar uma estrutura pra atrair novos investimentos pra gerar empregos pra jovens e mulheres principalmente. Quanto à segurança, precisamos de uma gestão mais técnica. Apoio maior à Guarda Municipal.

Que tipo de vereador o senhor é? Estou sempre presente nas diversas discussões dos problemas da cidade, sugerindo, criticando e debatendo. Também levantando a voz em nome dos menos favorecidos. Prova disso, é minha atuação na comunidade do Country, que está recebendo infraestrutura que leva dignidade àqueles dignos moradores.

Compartilhe: