Orlando e Wagner - dois candidatos a prefeito de Itabirito. Fotos - Reproduções. Arte - Radar Geral
Compartilhe:

O texto a seguir foi feito com base em material de campanha recebido pelo Radar Geral recentemente. Não constam informações a respeito dos candidatos Ricardo Oliveira (Avante) e Sara Boratti (Unidade Popular pelo Socialismo) porque o Radar não recebeu releases desses dois candidatos a prefeito de Itabirito nos últimos dias.

Orlando e Dr. Elio participam de encontro e apresentam propostas para a saúde de Itabirito

A coligação “Transforma Itabirito”, que tem como candidatos a prefeito e vice: Orlando Caldeira e Dr. Elio da Mata (ambos do Cidadania), realizou na quarta-feira (21), um encontro com profissionais do segmento da saúde. Na reunião, Orlando Caldeira e Dr. Elio destacaram os desafios enfrentados pela saúde municipal nos últimos meses e apresentaram as propostas para os próximos quatro anos.

Encontro com profissionais da saúde de Itabirito. Foto – Divulgação

Na oportunidade, Orlando falou que em seu plano de governo consta o compromisso de construir três novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ampliar os atendimentos do Centro de Especialidades Médicas e valorizar os profissionais da saúde, assegurando a participação dos servidores nas decisões estratégicas.

“Os profissionais da saúde de Itabirito fizeram um ótimo trabalho durante a luta contra a Covid-19 e conseguiram conscientizar as pessoas de uma forma impecável”, afirmou o candidato a prefeito durante o encontro, ressaltando o trabalho realizado e “as decisões corretas tomadas durante o período”.

 Orlando também enfatizou os investimentos na saúde, com destaque para a realização de cirurgias. “Entre setembro de 2019 e janeiro de 2020, o Centro de Especialidades Médicas realizou mais de 11,1 mil consultas, exames e pequenas cirurgias. Com isso, diversos pedidos que estavam na fila há vários anos foram atendidos em poucos meses”, informou o candidato.

Valorização das mulheres

Ainda na quarta-feira (21), o comitê central, ao lado do Cine Pax, recebeu mais um encontro do grupo “Mulheres com Orlando”. Na oportunidade, foi reafirmado o compromisso de valorização do sexo feminino no governo Orlando e Dr. Elio.

Encontro de “Mulheres com Orlando”. Foto – Divulgação

No plano de governo de Orlando, inclusive, consta o “compromisso de fortalecer as políticas para as mulheres com ações como a implantação do Centro de Atendimento à Saúde Integral da Mulher e da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres”.

Segundo a assessoria do candidato, durante o encontro, as participantes refletiram sobre a presença da mulher na sociedade itabiritense. 

“A mulher tem um papel fundamental nas nossas vidas e precisa ter cada vez mais espaço na política. A capacidade, inteligência, doçura e profissionalismo da mulher podem tornar nossa cidade cada dia melhor. Por isso, meu apoio incondicional a todas vocês!”, destacou Orlando.

“Eu me sinto respeitada e, principalmente, valorizada enquanto profissional. Eu vim de outro grupo político e fui muito bem recebida. Tenho a sensação de estar respirando outros ares na cidade, sem perseguição. O clima de respeito e de valorização profissional é muito importante e, principalmente, as mulheres precisam disso”, destacou Carolina Machado, moradora do bairro Matozinhos.

Três sindicatos garantem apoio a Wagner para prefeito

O candidato a prefeito de Itabirito, Wagner Melillo (PTB), se reuniu e recebeu o apoio dos sindicatos dos Comerciários, dos Metalúrgicos e dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários de Itabirito na manhã de sexta-feira (23).

Apoio de sindicalista a Wagner. Foto – Divulgação

Segundo a assessoria do candidato, durante a conversa, “os sindicatos apresentaram os atuais problemas enfrentados por cada classe, como a péssima condição das vias, a falta de valorização dos trocadores, e a preocupação com o emprego e renda na cidade”.

Na reunião, Wagner ressaltou que todas as demandas desses sindicatos estão contempladas no plano de governo.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itabirito, Robson Paulino, os representantes dos três sindicatos presentes estão apoiando os candidatos Wagner e Tião Cabeção (PL). “Eles ouviram as nossas demandas sociais, econômicas, sobre a questão da mobilidade na cidade e a péssima condição das vias. Eles sabem da nossa preocupação com a geração de emprego e renda. Sem emprego e renda, não existe sindicato. Sem uma categoria para representar, nós não temos quem representar”, disse o líder sindical.

O sindicalista ainda acrescentou que o Wagner é o candidato mais preparado para assumir a cidade. “Ele tem experiência como gestor do Saae e pode fazer uma boa gestão em Itabirito. Ele tem experiência de executar as ações, ele fez isso no Saae”, afirmou Robson.

Além de Robson participaram da reunião a presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Itabirito, Vanda Fátima de Souza Freitas, e o presidente Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Rodoviário de Itabirito, Ouro Preto e Mariana, Wanderson Epifânio.

Wagner e Tião respondem perguntas de eleitores em live

Os candidatos à Prefeitura de Itabirito, Wagner e Tião, responderam perguntas de eleitores em uma live realizada na noite de quinta-feira (22). Entre os assuntos abordados, eles falaram sobre a importância de dialogar com servidores municipais, as propostas para os esportes e a atuação do vice-prefeito na campanha e montante de R$ 201 milhões (apurados pela Operação Pedra Vermelha do Ministério Público).

“Uma das nossas primeiras providências é fazer um estudo de plano de carreira, cargos e salário, porque há discrepância em relação aos horários. Às vezes, a pessoa exerce a mesma função com diferença de horas trabalhadas. E alguns outros casos, os servidores de fora, os comissionados, chegam com um vencimento maior do que os servidores efetivos, que estão na função há muito tempo. Precisamos valorizar os servidores que trabalham, que demonstram sua capacidade de trabalho. Quando ele entra em um cargo comissionado, ele perde o cartão alimentação. São várias questões que precisam ser levantadas. Precisamos fazer justiça e fazer os direitos acontecerem”, disse Wagner.

Wagner e Tião durante live. Foto – Divulgação

Participação do vice-prefeito

A participação do Tião na campanha foi outro questionamento enviado. Segundo Tião, campanha está boa e ele está participando. “Estou indo nos lugares onde eu sinto que tenho segurança em relação a pandemia que nós estamos enfrentando. De todos os candidatos, eu sou o mais velho, eu faço parte do grupo de alto risco do coronavírus. Política é interessante, eu amo a cidade, quero fazer o melhor por ela, mas eu tenho que me cuidar. Eu quero ser eleito vice-prefeito, mas eu preciso estar vivo. Eu tenho essa preocupação de, em primeiro lugar, estar vivo. A pandemia não está superada, nós estamos convivendo com ela”, disse.

Esporte

Segundo a assessoria do candidato, para apontar o descaso da atual administração (Orlando) com o esporte na cidade, em uma das perguntas, o eleitor citou a quadra da Vila Gonçalo, que está em péssimas condições.

“Eu já estive na quadra e, realmente, ela está abandonada. E não só lá, em outros lugares precisamos valorizar o esporte. Precisamos oferecer atividades para os jovens e adolescentes. A gente encontra com as pessoas e elas falam da falta de opção de coisas para fazer. Temos uma proposta, de não só melhorar a qualidade de estrutura física das quadras, como dar vida a esses lugares. Não adianta você criar a estrutura e a estrutura não ter dono, tem que ter uma pessoa tomando conta, ter um planejamento estratégico para funcionar, para ter modalidades de esporte funcionando. Não adianta só fazer a estrutura física, é preciso fazer uma estrutura de pessoas, de projetos para que o esporte caminhe bem na cidade”, ressaltou Wagner.

201 milhões

Entre as perguntas enviadas, uma delas associava o nome do Wagner e do Tião com os R$ 201 milhões da Operação Pedra Vermelha.

“Eu não sei se esse internauta sabe, mas eu trabalhava no Saae, que tinha um CNPJ próprio, uma vida completamente separada administrativamente da Prefeitura. Com isso, quero falar que eu trabalho com serviço público, na área de gestão, desde 1984 e eu quero que esse cidadão veja, nesse prazo, se a gente tem alguma coisa que abone a nossa conduta ou desvio de qualquer coisa. Hoje é muito fácil você consultar o nosso CPF, ou pelo nome, qualquer coisa que você faz no serviço público. Nós temos uma vida a demonstrar”, afirmou.

Wagner também lembrou que o atual prefeito usou em campanha o discurso de que iria investigar o “suposto desvio”. “A outra eleição foi ganha pelo atual prefeito falando que ele iria fazer uma auditoria no município, que ele ia falar onde estavam os 201 milhões e, até hoje, nada foi feito. Cadê os 201 milhões, atual prefeito? Se prometeu, tem que cumprir”, disse.

Compartilhe:

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.