Wagner, Orlando e Ricardo - candidatos a prefeito de Itabirito. Fotos - Reproduções. Arte - Radar Geral
Compartilhe:

Esta matéria tem como base os materiais recebidos pelo Radar Geral por meio das assessorias dos candidatos a prefeito de Itabirito nesta quarta-feira (28). A assessoria da candidata Sara Boratti (UP) não enviou release. Os assuntos desta página foram colocados em ordem de chegada desses materiais. O conteúdo foi editado (discretamente) com o objetivo de, na medida do possível, tirar o tom propagandístico dos textos que chegaram à Redação.  

“Meus secretários serão pessoas atualizadas e técnicas”, diz Wagner

O candidato a prefeito de Itabirito Wagner Melillo (PTB) e o vice-candidato Tião Cabeção (PL) anunciaram em uma live, na noite desta terça-feira (27), que seus secretários serão “pessoas atualizadas, com conhecimento em políticas públicas e vontade de trabalhar”.

Wagner e Tião durante live. Foto – Divulgação

“Quem conhece o meu perfil vai saber o perfil dos meus secretários. Eu sou uma pessoa muito exigente e vou exigir muito dessas pessoas que deverão ser extremamente técnicas e profissionais. Meus secretários serão pessoas atualizadas, oxigenadas do ponto de vista da informação”, disse Wagner.

O candidato destacou que seus secretários serão novidades. “Vão ser pessoas técnicas, exclusivas e com muita vontade de trabalhar. Porque se não trabalhar, vai embora. Eu não vou ficar segurando secretário incompetente. Na primeira reunião com eles vou deixar bem claro que na Prefeitura não é lugar de gente que não gosta de trabalhar”, afirmou Wagner.

Segundo ele, para transformar Itabirito em uma “cidade inteligente” é preciso de uma boa equipe técnica. “Nós adotamos um plano de governo audacioso. Se você procurar em Minas Gerais terá quatro ou cinco cidades que realmente colocaram em seu plano de governo o conceito de ‘cidade inteligente’. Tem candidato a prefeito falando por aí que cidade inteligente é juntar quatro ou cinco secretarias. Está enganado! Uma cidade inteligente é um conceito. É uma cidade que em quatro anos vai vencer a lerdeza que a cidade está hoje, para Itabirito se despontar. Isso que é uma cidade inteligente. É uma cidade que ouve o cidadão, que sabe promover políticas públicas, que cria ambientes propícios. É uma cidade que tem planejamento. E não uma cidade que fica um ano parada, sem fazer nada, esperando as vésperas da eleição para promover obras”, opinou.

Wagner com membros da Vidanimal. Foto – Divulgação

Por sua vez, o candidato a vice Tião disse que não pretende ser secretário. “Nestas eleições, a população está me confiando o voto para exercer o cargo de vice-prefeito, e assim será. Não quero e não vou ser um dos secretários do nosso governo. Vou participar ativamente, ao lado do Wagner, como vice-prefeito”, afirmou.

Wagner com representantes da ONG Vidanimal

Nesta segunda-feira (26), Wagner se reuniu com representantes da ONG Vidanimal para ouvir as demandas da organização e apresentar suas propostas. 

Dentre os assuntos da conversa, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Centro de Controle Animal (CCA), feito em 2017, foi exposto e Wagner se comprometeu a continuar o trabalho previsto no documento. Segundo ele, “com políticas públicas bem aplicadas, é possível fazer ainda mais, como criar um conselho com profissionais da área”.

Orlando e Dr. Elio participam de encontro com a ONG Vidanimal

A coligação “Transforma Itabirito” (que tem Orlando Caldeira como candidato a prefeito e Dr. Elio da Mata, como candidato a vice) realizou, nesta terça-feira (27), uma roda de conversa com profissionais do segmento da saúde animal e representantes da ONG Vidanimal.

No encontro, no comitê central, Orlando Caldeira e Dr. Elio da Mata (ambos do Cidadania) destacaram o compromisso com o bem-estar dos animais na cidade.

Orlando e Dr. Elio com a ONG Vidanimal. Foto – Divulgação

“A oportunidade de discutir a causa animal é super importante. Em um ano de mandato, a gente tem procurado fazer as melhorias. Tivemos muitas dificuldades, devido à pandemia, mas conseguimos evoluir. Nós não fazemos nada sozinhos. Por isso, precisamos dessa parceria com vocês”, destacou Orlando.

Entre as recentes conquistas para o segmento animal está a edição do Decreto nº 13.406/2020, que reformulou a Comissão de Proteção à Fauna de Itabirito (que já atua no município há cerca de dois anos).

Saúde animal e conscientização da população

Ao longo do encontro, os participantes e os candidatos do Cidadania discutiram projetos relacionados à saúde animal, educação humanitária para cuidados com os animais, presença de cães nas ruas de Itabirito e conscientização sobre a importância da castração.

Para Ricardo, jovens têm motivos para votar nele

“Os jovens devem ser ouvidos”, afirmou Ricardo Oliveira, candidato a prefeito de Itabirito pelo partido Avante, que apresentou propostas específicas para o público jovem em live na quinta-feira (22).

Para Ricardo e Ezio Pimenta (candidato a vice e também do Avante) é necessário o fortalecimento do Conselho Municipal de Juventude e o incentivo à presença da juventude inclusive em outros conselhos. “Precisamos de programas e políticas, assegurando a aplicação das demandas apresentadas e aprovadas nesses espaços”, disse Ricardo.

Live de jovens com Ricardo e Ezio. Foto – Divulgação

“Vamos incentivar jovens artistas ou esportistas. Captar eventos para o ano todo, movimentando a economia, criando lazer para os jovens. Os eventos melhoram a saúde mental dos jovens no pós-pandemia, aquecem a economia, geram oportunidade para os músicos locais, profissionalização do esporte da cidade”, afirmou Ricardo.

Ezio explanou sobre eventos que já são realizados em outras cidades com patrocínio de grandes empresas. “Vamos retornar com a Lei Municipal de Incentivo à Cultura e criar o Fundo de Incentivo ao Esporte”, ressaltou.

A intenção deles, segundo a assessoria, é aumentar a quantidade de eventos em Itabirito.

Para Ezio, a capacitação também é um dos pilares para os jovens. “Vamos estabelecer parcerias entre o município e a iniciativa privada para ampliar as possibilidades de acesso ao ensino profissionalizante e superior, sobretudo para jovens em situação de vulnerabilidade social”, afirmou. “Queremos capacitar os jovens para o primeiro emprego”, garantiu o candidato a vice.

Ainda segundo Ezio, o jovem ganha ao ser treinado, assim como os comerciantes que contratam um jovem que atenda melhor os clientes. “Vamos ainda promover ações de valorização da diversidade e de inclusão ao jovem com deficiência”, disse.

Matéria atualizada e modificada às 21h24 de 28/10/2020.

Compartilhe: