O texto a seguir é um compilado dos materiais recebidos das campanhas dos candidatos a prefeito de Itabirito (em ordem alfabética): Orlando, Ricardo e Wagner. As informações vieram das assessorias. Todo material foi editado porque o Radar Geral não publica textos editorializados, do tipo com inúmeros adjetivos exaltando os candidatos, dando clara impressão de propaganda eleitoral. A intenção da matéria a seguir é somente informar. Observação: por enquanto, a candidata Sara Boratti (UP) não enviou material para a Redação do Radar.
Orlando no Bota, no Catana e discutindo 1° emprego com jovens
Orlando Caldeira (Cidadania) – A roda de conversa com lideranças do Bota foi o primeiro compromisso da agenda do candidato deste domingo (18). Ao longo do dia, Orlando e seu vice Dr. Élio da Mata também dialogaram com moradores da região da Serra do Catana (também conhecida como Capanema).
Já na sexta-feira (16), Orlando e seu vice conversaram com um grupo ligado à juventude. “Quero que cada secretaria apresente uma novidade, algo que a gente possa fazer diferente, que possa valorizar o cidadão, valorizar o jovem de Itabirito e valorizar a nossa cidade. É assim que a gente quer transformar Itabirito”, disse o candidato.
No plano de governo, os candidatos assumiram o compromisso, por meio da Coordenadoria da Juventude, de viabilizar projetos de primeiro emprego em conjunto com as empresas locais, incentivando a contratação de jovens de Itabirito e fomentando cursos de capacitação para inserção no mercado de trabalho.
20 bairros de Itabirito já receberam Ricardo Oliveira
Ricardo Oliveira (Avante) – Segundo a assessoria de campanha, o candidato a prefeito e seu vice Ezio Pimenta já percorreram 20 bairros de Itabirito ouvindo demandas da população. “Um prefeito deve ter diálogo. O povo paga os custos da Prefeitura e o povo deve decidir o melhor rumo da cidade. O povo deve ser escutado”, disse Ricardo.
Ezio avalia que a receptividade nas ruas tem sido muito boa. “As pessoas querem uma gestão participativa em que suas demandas são atendidas”, disse o candidato a vice.
Por sua vez, Ricardo avaliou que percorrer toda a cidade é de total importância para conhecer melhor os anseios da população. “É importante esse contato direto com os moradores para saber de perto as necessidades, conhecer os desejos, para que possamos converter em políticas públicas de resultado”, afirmou.
Ainda de acordo com a assessoria, em todo o trajeto houve a adoção das medidas sanitárias recomendadas pelo Ministério da Saúde para prevenção contra o coronavírus.
Wagner diz que vai diminuir ISS e expõe propostas de desenvolvimento
Wagner Melillo (PTB) – Durante reunião na Associação Comercial e Empresarial de Itabirito (ACE), nesta segunda-feira (19), o candidato a prefeito afirmou que pretende diminuir o ISS (Imposto Sobre Serviços) do município. “Iremos diminui o ISS com estudo na região para termos o mais barato e facilitar a geração de emprego e renda”, disse.
Além dessa proposta, Wagner disse que vai incentivar a capacitação do empreendedorismo para as diversas camadas da sociedade e nas escolas, criar estrutura de apoio ao micro e pequeno empreendedor que tenha interesse em participar de licitações na Prefeitura, criar um programa de economia comportamental para auxiliar nas decisões e impactos de políticas públicas e no desenvolvimento econômico.
Estas são algumas das propostas de Wagner para o desenvolvimento econômico de Itabirito:
- Incentivar a capacitação do empreendedorismo para as diversas camadas da sociedade e nas escolas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação;
- Criar uma incubadora para Startups (empresas emergentes) com foco em desenvolvimento econômico do município;
- Buscar a diversificação econômica: incrementando a atratividade econômica;
- Criar estrutura de apoio ao micro e pequeno empreendedor que tenha interesse em participar de licitações na prefeitura;
- Desenvolver um programa de incentivo para a exploração econômica da agropecuária de micro e pequenos produtores;
- Manter e ampliar a feira de Desenvolvimento Econômico, atraindo mais participantes em suas edições;
- Criar e executar um plano emergencial para vencer os efeitos nocivos ocorridos na cidade por conta da Covid-19, ouvindo e dialogando com os vários setores atingidos da economia local;
- Manter e ampliar o financiamento para os pequenos e médios empresários do município por meio do Fundi (Fundo de Desenvolvimento de Itabirito).