Com 69 anos de idade, Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, é o novo papa.
Pontífice usará o nome de Leão XIV. O anúncio foi feito pelo cardeal Dominique Mamberti em latim, seguindo a tradição da Igreja Católica.
Ele foi escolhido hoje no conclave e foi apresentado ao mundo na sequência, em aparição da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, após quatro escrutínios. “Gostaria que a saudação de paz entrasse no coração de vocês”, diz novo papa.
De perfil discreto e voz tranquila, o sucessor do papa Francisco na Cátedra de São Pedro costuma evitar os holofotes – a vaticanista Mirticeli Medeiros, em entrevista ao podcast “O Assunto”, classificou Prevost como “moderadíssimo, discretíssimo”.
É o 1º papa americano da história da Igreja Católica e o primeiro vindo de um país de maioria protestante (Estados Unidos).
Natural de Chicago, tornou-se prefeito do poderoso Dicastério para os Bispos, encarregado de nomear bispos em todo o mundo, em 2023. Antes de se tornar padre, aos 22 anos, se formou matemático.
O número de votos depositados no nome escolhido não foi divulgado. Mas, para ser eleito, é necessário que ele tenha recebido ao menos 89 votos – equivalente a dois terços dos 133 cardeais votantes.
Sete brasileiros participaram da votação: Dom Paulo Cezar Costa, 57, Dom Leonardo Ulrich Steiner, 74, Dom Odilo Scherer, 75, Dom Jaime Spengler, 64, Dom Sérgio da Rocha, 65, Dom Orani Tempesta, 74, e Dom João Aziz, 77.
Texto que teve como base matérias dos portais UOL, G1 e Folha de São Paulo.