A estreia do Festival Uaimií aconteceu neste sábado (24/5), no Restaurante Catana da Serra, em Acuruí, distrito de Itabirito (MG). A primeira edição do evento reuniu música instrumental, gastronomia, inclusão e sustentabilidade em meio à natureza exuberante das montanhas da região.
O grupo Deitando o Cabelo abriu a programação com um espetáculo de choro ao vivo, que contou com participação especial da cantora Erika Curtiss.
“Que coisa maravilhosa que foi esse evento aqui no Restaurante Catana da Serra, uma delícia! Um festival super bacana, muito gostoso de ter participado. Uma honra ter feito o show de inauguração dessa festa maravilhosa — que ainda tem três atos, hein gente, perde não!”, comentou Erika Curtiss, logo após a apresentação.
Com entrada gratuita, o festival ofereceu estrutura voltada à inclusão, incluindo intérprete de Libras e monitoria especializada para pessoas com deficiência, espectros ou síndromes. A preocupação ambiental também esteve presente, com o uso de eco copos, coleta seletiva e incentivo à carona solidária.
A atmosfera de celebração e cuidado foi sentida pelo público. A visitante de Belo Horizonte, Áurea, que escolheu comemorar seu aniversário no festival, compartilhou sua alegria: “Oi, gente, é o seguinte, hoje é meu aniversário, eu vim comemorar aqui nesse restaurante maravilhoso com o Festival Uaimií, e assim, eu não esperava tanto! Fizeram uma decoração de flores amarelas, eu amei! Está tudo de bom, comida gostosa, chopp geladinho, perfeito!”
Para a anfitriã Mônica Dias, proprietária do Catana da Serra, o evento superou expectativas: “Gostaria muito de agradecer esse primeiro evento que aconteceu aqui, abrindo o Festival Uaimií, no nosso encantado Vale do Catana. Foi maravilhoso receber esse público e a banda. Esse apoio é fundamental para mostrar o valor da nossa cultura, do chorinho, dos artistas mineiros, da nossa culinária, das pousadas. Que todos abracem esse projeto — é maravilhoso para valorizar os produtores locais.”
Normando Siqueira, idealizador do festival, aproveitou para anunciar as próximas datas: “Convido vocês para o segundo ato, dia 21/6, na Pousada Mirante do Espinhaço, com tema de festa junina e a banda Forró Lorota. Depois teremos jazz no terceiro ato, dia 5/7, e o encerramento será no dia 2/8, no centro de Acuruí. Agradeço ao nosso patrocinador Ferro Puro, do Grupo Avante, e a todos que estão construindo esse sonho com a gente.”
Quem também destacou a importância do projeto foi Gilson de Deus, Supervisor de Relacionamento com Comunidades da Ferro Puro Mineração: “É um projeto extremamente importante para a empresa, pois desenvolve o território. Ele promove cultura, gastronomia e oferece bem-estar e lazer para as comunidades do entorno.”
VEJA FOTOS DO EVENTO TIRADAS POR ANE SOUZ:


