Live feita pela cúpula da equipe de Saúde de Itabirito nesta segunda-feira (18). Foto - Reprodução
Compartilhe:

Na noite desta segunda-feira (18), em live transmitida via página da Prefeitura de Itabirito no Facebook, o secretário Municipal de Saúde, médico Marco Antônio Félix, anunciou o Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19. Ele afirmou que não há data prevista para o início da vacinação em Itabirito.

Veja a seguir o vídeo da live. Na sequência, a continuação da matéria:

Segundo o secretário, a vacinação se dará em três fases.

1ª fase: serão vacinados os trabalhadores da área de saúde (2.557 pessoas aproximadamente em Itabirito), pessoas com mais de 75 anos (2.890 indivíduos) e mais 75 moradores da Casa de Repouso Santa Luiza de Marilac.

2ª fase – pessoas de 60 anos a 74 anos de idade (cerca de 5.232 indivíduos).

3ª fase – pessoas abaixo de 60 anos com comorbidades. São cerca de 4.841 hipertensos, 1.986 diabéticos, 249 acamados, e com outras patologias (cerca de 214). Totalizando: 7.290 pessoas.

O secretário de Saúde falou das aquisições que estão sendo feitas para que a campanha aconteça, como de geradores de energia, citou também as câmaras frias que serão armazenados os imunizantes (câmaras essas que estão sendo doadas ao município) e sobre a capacitação que farão os profissionais de saúde para atuação na campanha (mais detalhes nos slides abaixo).

O secretário disse também que os pontos de vacinação serão: Unidade Básica de Saúde (UBS) Nossa Senhora de Fátima, Escola Manoel Salvador de Oliveira (São José), UBS Santa Rita, Escola Estadual Professor Tibúrcio (Saudade), Farmácia de Minas (entre Bela Vista e Agostinho Rodrigues), IFMG (Santa Efigênia) e zona rural.

Tendas serão instaladas em alguns desses locais com infraestrutura para acomodação do público e dos profissionais de saúde (veja mais nos slides).

O secretário ainda disse que não há necessidade de que haja correria aos pontos de vacinação. Isso porque o cronograma será respeitado e toda a população será vacinada.

O vice-prefeito de Itabirito, Dr. Elio da Mata, disse que o consórcio para a “compra da vacina” feito por Itabirito e outras cidades vizinhas ficou em segundo plano, uma vez que a vacinação em todo o país ficará a cargo do Ministério da Saúde.

Segundo a equipe, os critérios de vacinação em Itabirito seguem as determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.

A live contou com a participação do infectologista da Prefeitura, doutor Marcelo Araújo.  

Veja material apresentado durante a live, com detalhes do plano de vacinação de Itabirito:

Compartilhe: