Não houve aplicação de vacinas vencidas em Itabirito, garante Prefeitura. Foto - Reuters - Dado Ruvic
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Em nota oficial divulgada nesta sexta-feira (2/7), a Prefeitura de Itabirito (município da Região Central de Minas) afirma que recebeu doses dos lotes 4120Z001 e 4120Z005 da vacina AstraZeneca. Tais lotes, segundo o jornal Folha de São Paulo, tiveram “pelo menos 26 mil doses vencidas aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde. Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros”.

Contudo, segundo a nota da Prefeitura de Itabirito, as doses foram administradas antes do vencimento. “Confirmando o compromisso do município em garantir a aplicação imediatamente após o recebimento”, afirmou.

A nota garantiu que as doses do lote 4120Z001, com vencimento em 29 de março, foram aplicadas no dia 4 de março, mesma data do recebimento. Já as doses do lote 4120Z005, que tinham venciam em 14 de abril, foram aplicadas em 8 de fevereiro, mesma data em que aconteceu o recebimento pela Prefeitura de Itabirito.

“Cabe destacar que as informações citadas podem ser confirmadas pelos próprios vacinados em seus cartões de vacinação e no sistema ConecteSUS”, salientou a nota.

Ao jornal Folha do São Paulo, o Ministério da Saúde informou “que acompanha rigorosamente todos os prazos de validade das vacinas Covid-19 recebidas e distribuídas e que as doses entregues para as centrais estaduais devem ser imediatamente enviadas aos municípios pelas gestões estaduais. Cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério”.

Compartilhe: