Vacinação em Ouro Preto Foto- Ane Souz - Prefeitura de Itabirito
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

A Prefeitura de Ouro Preto iniciou nesta quinta (17/2) a aplicação da terceira dose em imunocomprometidos de 12 a 17 anos. A dose faz parte do esquema primário de vacinação, que inclui duas doses e a dose adicional (D3). Como esclarece a recomendação da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, estes usuários deverão receber obrigatoriamente o imunizante Pfizer.

Para que os adolescentes possam receber a dose adicional, é preciso que eles tenham tomado a segunda dose há quatro meses.

No momento da vacinação, é preciso apresentar laudo médico comprobatório, documento de identificação com foto e cartão de vacina.

Os adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais e apresentação de termo de consentimento assinado. Essa exigência não se aplica aos adolescentes emancipados desde que apresentem documento comprobatório.

Já a 4ª dose está sendo aplicada em adultos imunocomprometidos, informou a Prefeitura de Ouro Preto. Contudo, é necessário que eles tenham tomado a dose adicional há pelo menos 4 meses para que eles recebam a 4ª dose.

De acordo com o Ministério da Saúde, são considerados imunocomprometidos as seguintes categorias:

Imunodeficientes primários graves.

Paciente que estão fazendo quimioterapia para câncer.

Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras.

Pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Quem faz uso de corticóides em doses maior ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais.

Quem fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune.

Pacientes com doenças auto inflamatórias ou com doenças intestinais inflamatórias.

Pacientes em hemodiálise.

Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

O cronograma de vacinação é atualizado e publicado nos meios de comunicação da Prefeitura após o repasse de doses da Secretaria Estadual de Saúde para o Município.

A nota técnica de recomendação para administração do esquema primário e dose de reforço de vacinas contra a Covid-19 em pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade está disponível no site da Prefeitura de Ouro Preto.

Texto de Júlia Adrielle – da Prefeitura de Ouro Preto.

Compartilhe: