Coronavírus. Arte: Organização Pan-Americana de Saúde
Compartilhe:

Um paciente, de Itabirito, que estava na UTI em Curvelo (Minas Gerais), faleceu nesta segunda-feira (1º). “Tinha menos de 50 anos e diabetes. É uma das nossas perdas de pessoa mais jovens”, informou o boletim epidemiológico da Prefeitura de Itabirito desta terça-feira (2), que é feito pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda segundo o boletim, há piora dos indicadores em Belo Horizonte e em Minas Gerais. “Houve aumento de Rt (taxa de transmissão do coronavírus), de ocupação de leitos de enfermaria e de UTI em Belo Horizonte, aumento de casos no sul de Minas, e vários estados estão em situação grave. Sendo assim, começam a ser debatidas medidas mais restritivas, inclusive de serviços essenciais”, informou o boletim.

“Reuniões de gestores da microrregião, macrorregião e Secretaria de Estado da Saúde de Minas estão acontecendo para desenhar processo que seja o mais participativo e transparente possível, e considerando o quanto é importante evitar que sejamos pegos de surpresa por decretos. Também estão acontecendo movimentações para aumento de disponibilidade de leitos de UTI na microrregião. Um dos gatilhos propostos para esse aumento de restrições é a ocupação de UTI de 85% (estamos com 74,7% em BH, e subindo)”, informou o boletim da Prefeitura de Itabirito.

O boletim alerta: “Melhorar nossa adesão ao uso de máscaras, distanciamento físico, higiene das mãos, evitar sair de casa, fugir e desencorajar aglomerações é oportunidade para evitar piora de restrições ou (caso venham) encurtar o tempo de sua aplicação, já que as restrições trazem custos humanos e econômicos altíssimos”.

Ouro Preto

A taxa de ocupação dos leitos Covid de enfermaria na Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto, nesta terça-feira (2), é de 42,85%. E a taxa dos leitos Covid de UTI, no mesmo hospital, é de 100%.

Desses pacientes internados em Ouro Preto, um é de Itabirito em UTI, e não há itabiritense na enfermaria.

Lembrando que é para este hospital que são transferidos a maioria dos infectados em situação mais complicada de Itabirito.

Na “Ala Covid” da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itabirito há um paciente aguardando vaga de UTI de convênio.

Veja mais números da Covid-19 em Itabirito a seguir:

Arte: Prefeitura de Itabirito

Compartilhe: