O mapa mostra duas macrorregiões e quatro microrregiões de MG na Onda Vermelha, e a maior parte do estado na Roxa. Arte - Agência Minas
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

A macrorregião Centro (que engloba Itabirito, Ouro Preto e Mariana) continua na Onda Roxa do Plano Minas Consciente por mais uma semana pelo menos. A maior parte de Minas Gerais está na mesma situação (confira no mapa).

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (7/4) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado.

A macrorregião de Saúde Triângulo do Sul e as microrregiões de São Gotardo, Montes Claros/Bocaiúva e Taiobeiras devem avançar para a Onda Vermelha. Contudo somente será permitido o avanço a partir de segunda (12/4) caso o cenário positivo se mantenha favorável.

As demais regiões do estado devem seguir, por mais uma semana, as medidas decretadas na semana passada. Triângulo do Norte permanece na Onda Vermelha.

Resultados

O governador ressaltou que os números já apontam para o resultado positivo das medidas mais restritivas impostas pela Onda Roxa e que o esforço da população terá reflexo na queda no número de óbitos.

“Temos observado resultado positivo nos números das regiões que entraram na Onda Roxa há mais tempo, o que permite deduzir que as demais regiões, em breve, também terão queda no número de casos. Essa queda, em um segundo momento, se refletirá na diminuição no número de internações e, em um terceiro momento, levará à queda no número de óbitos”, acredita.

Números

Na última semana, Minas Gerais registrou aumento de 5,2% nos casos de Covid-19 e 7,8% nos óbitos decorrentes da doença.

A taxa de isolamento em Minas, na última semana, foi de 46,3%. Já no Brasil, ficou em 49,94%.

A incidência da Covid-19 em Minas Gerais caiu 21% nos últimos 14 dias e 6% nos últimos 7 dias.

Toque de recolher

O Comitê ainda alterou a norma que restringe a circulação de pessoas das 20h às 5h e proíbe reuniões familiares durante a Onda Roxa do Plano Minas Consciente, decretando o fim das duas medidas.

Para compensar o fim da restrição de circulação de pessoas e da proibição de reuniões familiares, a norma que prevê medidas mais rígidas durante a Onda Roxa passa a proibir a retirada em balcão em todo o comércio não essencial, das 20h às 5h.

Sendo assim, estabelecimentos como bares e restaurantes só poderão funcionar, das 20h às 5h, em formato de delivery.

Com informações da Agência Minas.

Compartilhe: