UPA de Itabirito - Foto: Prefeitura de Itabirito - Arquivo
UPA de Itabirito - Foto: Prefeitura de Itabirito - Arquivo
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, desta quinta-feira (15/4), registrou mais uma morte por complicações decorrentes da Covid em Itabirito (Região Central de Minas). Agora, ao todo, são 91 perdas no município. “Incluído um óbito que estava em investigação e foi confirmado. Trata-se de uma pessoa idosa, com quadro respiratório e sepse (conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção), que faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sábado passado (10/4)”, informou o boletim.

Há outro óbito em investigação, em Itabirito, que foi notificado hoje (15/4).

Nos leitos Covid de enfermaria da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto (hospital referência para a Região dos Inconfidentes), a ocupação é de 30,77%.

Já nos leitos Covid de UTI do mesmo hospital ouro-pretano, há 100% de ocupação. Dos pacientes internados nessa UTI, quatro são de Itabirito.

HSVP

Dos 21 pacientes com Covid no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Itabirito, existe um em estado grave.

Na UPA, há quatro pacientes na Ala Covid, três aguardando vaga para UTI (dois intubados e um não intubado).

Sinais de melhora

“Os sinais de melhora em Minas Gerais e, principalmente, na macrorregião de Belo Horizonte são um alívio. Cabe cautela em função de histórico recente em várias cidades que ao relaxar as medidas tiveram piora. A incidência em Belo Horizonte ainda é muito alta: são 477,2 casos para cada 100 mil habitantes. Em Itabirito, hoje a incidência é de 75,86 para cada 100 mil habitantes. Portanto, Belo Horizonte ainda está muito vulnerável à recorrência de aumento de casos”, informou o boletim.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Itabirito, estudo recente da UFMG mostrou que, do ponto de vista de ocupação, as pessoas mais atingidas – mais hospitalizadas e com maior risco de precisar de UTI – são as que precisam sair de casa para trabalhar. “Quanto mais tempo em transporte público lotado, maior o risco. Outro fator que aumenta a vulnerabilidade é morar com muitas pessoas que também precisam sair. Ao mesmo tempo, é cada vez menor a capacidade de indivíduos e da sociedade, como um todo, suportarem fechamentos de atividades econômicas”, salientou o boletim de Itabirito.

Dados da Covid em BH

Na capital mineira, hoje 84,8% das UTIs estão ocupadas. Ontem (14/4), eram 86,1%. Variação de menos 1,51%.

Por sua vez, 68,1% leitos de enfermaria em Belo Horizonte estão ocupados. Ontem eram 68,4%. Variação de menos 0,04%.

O Rt na Grande Belo Horizonte (número de casos novos por infectado) é hoje de 0,87. Ontem: 0,88. Variação de menos 0,01.

Veja mais números da Covid em Itabirito:

Arte: Prefeitura de Itabirito
Compartilhe: