Mais uma morte foi registrada pelo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, neste domingo (2/5), em Itabirito (Região Central de Minas). Agora, ao todo, são 104 perdas por complicações decorrentes da Covid-19 no município, entretanto, “há baixa demanda de consultas para sintomáticos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, informou o boletim.
“104ª perda. Um dos nossos pacientes que estava intubado na UPA faleceu no sábado (1º/5) à noite. Foi nosso 16º óbito de alguém aguardando vaga para UTI, o que é sempre extremamente triste e especialmente penoso. Não basta informar que estava em cuidados de medicina intensiva na UPA, sempre se fica imaginando se seria diferente se houvessem mais vagas de UTI para essas pessoas, e nos faz rever o que se pode fazer para dar a melhor assistência possível às pessoas enquanto estiverem na UPA”, opinou a equipe de Saúde responsável pelo boletim.
Há ainda mais um óbito em investigação, em Itabirito.
Contaminados e recuperados
Até agora, no município itabiritense, são 10.569 casos de pessoas contaminadas pela doença. Por outro lado, a cidade tem 10.165 recuperados.
Santa Casa, HSVP, UPA
Nos leitos Covid de enfermaria da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto (hospital referência para a Região dos Inconfidentes), a ocupação é de 46,15%.
Já nos leitos Covid de UTI do mesmo hospital ouro-pretano, há 100% de ocupação. Dos pacientes internados nessa UTI, três são de Itabirito.
Dos oito pacientes com Covid internados no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Itabirito, um necessita de oxigênio a 100%, nenhum intubado.
Na UPA de Itabirito, há duas pessoas intubadas e uma em ventilação não invasiva (por máscara), exigindo alto fluxo de oxigênio. “Nessa unidade, foram 13 consultas nas últimas 24 horas, confirmando fase de melhora importante da curva”, salientou o boletim.