Itabirito (Região Central de Minas) – O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, desta quinta-feira (24/6), informou que sete pessoas morreram no município mesmo tendo tomado pelo menos uma dose de alguma vacina contra a Covid. “Dois dos óbitos foram de pessoas já completamente vacinadas, e cinco haviam tomado a primeira dose”, relatou o boletim sem trazer mais informações a respeito desses sete casos.
Ainda de acordo com o boletim, já se sabe que existem “variantes de preocupação”: P1, em Betim; e P2 (menos agressiva), em Itabirito. “Entretanto (…) pode-se imaginar que se há P1 em Betim, provavelmente ela já circula também em Itabirito”, salientou citando como fonte a Fundação Ezequiel Dias.
Dados de mortes de pessoas de Itabirito na UTI da Santa Casa da Misericórdia, de Ouro Preto, também foram mencionados. “Das 55 pessoas que foram transferidas, tivemos 34 confirmações de Covid (é comum que sejam encaminhadas antes de resultado de exame), dos quais 19 faleceram (55,88%). Não é estatisticamente diferente da mortalidade em outras UTIs”, garantiu o boletim.
O último registro de morte por Covid, em Itabirito, foi em 18/6.
HSVP, UPA e Santa Casa ouro-pretana
Nos leitos Covid de enfermaria da Santa Casa (de Ouro Preto) a ocupação é de 100%. Já nos leitos Covid de UTI do mesmo hospital ouro-pretano, há 95% de ocupação. Dos pacientes internados nessa UTI, dois são de Itabirito.
Ao todo, há 10 pacientes de Itabirito em UTIs (contando com os que estão em Ouro Preto e em outras cidades).
O município tem 12.025 casos que foram confirmados da Covid, e 11.653 casos de pessoas que se recuperaram da doença.
Dos recuperados, 1.086 necessitaram de internação hospitalar.
Dos 14 pacientes internados com Covid no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), há dois aguardando vaga para UTI.
Já na Ala Covid da UPA, de Itabirito, há cinco pacientes – quatro esperando vaga de enfermaria, e um em observação. Nenhum precisando de UTI.
[…] no dia 7/7, com base na experiência de Itabirito, se as mortes da maioria das pessoas vacinadas (mesmo com duas doses) têm a ver com alguma marca específica de vacina, o secretário Municipal de Saúde, doutor Marco […]