Itabirito (Região Central de Minas) – O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde deste sábado (11/9) informou: “Atingimos os níveis mais baixos de ocupação de UTI e de enfermaria desde o início da pandemia. Tempo para eventual surgimento de novos casos, em função de contágio no feriado, se esgotando sem que haja aumento de casos”.
Os números de fato são animadores. Confira:
Nos leitos Covid de enfermaria da Santa Casa de Ouro Preto (a maior referência para pacientes de Itabirito), a ocupação é de 0% (zero por cento). Já nos leitos Covid de UTI do mesmo hospital ouro-pretano, há 45% de ocupação. Dos pacientes internados nessa UTI, um é de Itabirito.
Ao todo, há dois pacientes (com Covid) de Itabirito em UTIs (contando com os que estão em Ouro Preto e outras cidades).
Há um paciente com Covid internado no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Itabirito. Há outro com suspeita de estar com a doença. Nenhum grave.
Na Ala Covid da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) itabiritense, há uma pessoa aguardando vaga para enfermaria, tem mais de 90 anos e está vacinada. “Quadro dessa paciente é delicado em função da idade, mas não grave do ponto de vista da Covid”, informou o boletim.
14 dias sem registro de morte
De acordo com dados atualizados deste sábado (11/9), são (desde o início da pandemia) 13.752 casos confirmados da Covid em Itabirito.
Por outro lado, são 13.522 casos de pessoas que se recuperaram da doença. Dos recuperados, 1.278 necessitaram de internação hospitalar.
Por enquanto, são 160 óbitos no município. Ou seja, faz 14 dias que não há registro de morte por complicações da Covid em Itabirito.
Contudo, há um óbito por Covid em investigação no município.
[…] seja, não houve mudança da tendência de melhora geral do cenário por causa do feriado. Contudo, “houve alguns casos, inclusive, entre pessoas da mesma família, […]