Itabirito (Região Central de Minas) – O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, desta sexta-feira (2/7), afirmou que há queda na incidência da Covid. Contudo, ressalvas importantes foram feitas.
“No nosso ambiente, o Rt (taxa de transmissão) vem mantendo-se abaixo de 0,9. Ainda que não esteja em patamar ideal, já está permitindo queda da incidência, diminuição de filas de espera e esvaziamento das UTIs. Espera-se que a fila por vagas acabe nos próximos dois dias”, informou o boletim.
Tendo em vista o contexto global, o boletim salientou: “Está acontecendo uma corrida apertada entre vacinação e chegada de novas variantes (lambda, do Peru; delta e delta-mais, da Índia), que podem desestabilizar esse processo de melhora tão importante. Em alguns locais do mundo, a chegada da variante indiana provocou piora dos casos e exigiu retrocesso das medidas (endurecimento de restrições)”.
O boletim desta sexta-feira ainda registrou a 141ª morte por complicações da Covid em Itabirito. “Tivemos o 141º óbito: estava em UTI em Belo Horizonte, cerca de 50 anos, sem comorbidade”.