Mais duas mortes por complicações da Covid-19 foram registradas no boletim epidemiológico da Prefeitura de Itabirito nesta quinta-feira (18). Ou seja, agora são 47 óbitos.
Dois óbitos confirmados, um terceiro em investigação
“Até ontem (dia 17), havia dois óbitos em investigação. Um deles foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Um senhor falecido no dia 2/2, em um hospital de Belo Horizonte. Ele tinha câncer de pulmão avançado. Ele é nosso 46º óbito. Além disso, recebemos hoje (dia 18) a informação do falecimento, no dia 15/2, no Hospital Eduardo de Menezes, de uma outra pessoa, por diabetes e choque séptico secundário a pneumonia. Essa pessoa havia tido exame PCR positivo para Covid em 21/1, portanto, é nosso 47º óbito”, informou o boletim.
O boletim continuou: “Permanece outro óbito em análise, ainda sem dados completos do prontuário”.
Apesar das mortes, segundo o boletim (que é feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Itabirito), “mantém-se baixa a letalidade por Covid em Itabirito”.
Comparação da taxa de letalidade (proporção de óbitos por Covid entre os casos confirmados) entre Itabirito, Ouro Preto, Mariana, MG e Brasil:
Itabirito 0,589%
Mariana 0,725%
Ouro Preto 1,96%
Belo Horizonte 2,60%
Minas Gerais 2,09%
Brasil 2,42%
Pacientes internados na Santa Casa em Ouro Preto
A taxa de ocupação dos “leitos Covid” de enfermaria e de UTI na Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto (MG), desta quinta-feira (18), é a mesma de ontem (dia 17), ou seja, 42,85% de ocupação nas vagas de enfermaria, e 100% de ocupação das vagas de UTI. Todavia não há pacientes de Itabirito nesse hospital.
Como está a taxa de ocupação na capital
Taxa de ocupação de leitos de UTI Covid em BH – Hoje (dia 18): 63,4%. Ontem (dia 17): 66,8%. Variação: menos 3,4%.
Taxa de ocupação de enfermarias Covid em BH – Hoje (dia 18): 47%. Ontem (dia 17): 48,5%. Variação: menos 1,5%.
Aumento de atendimentos na UPA de Itabirito: efeito do Carnaval?
“Apenas um dia após termos sinalizado os bons números dos dias anteriores, e alertado para risco de aumento de casos, percebemos na tarde de ontem (dia 17) e na manhã de hoje (dia 18) um aumento de demanda por consultas para pessoas com sintomas respiratórios na UPA de Itabirito. (Contudo) Ainda é muito precoce para se afirmar que são casos aumentando após exposição no Carnaval”, informou o boletim da Prefeitura de Itabirito.