Com a quantidade restrita de 17 doses, começou nesta quarta-feita (14/4), a imunização contra a Covid-19 dos profissionais da área segurança pública, em Itabirito (Região Central de Minas).
Foi aplicada a primeira dose da coronavac em guardas civis municipais (8 doses), policiais militares (8 doses) e um policial civil tomou 1 dose.
A vacinação para esses profissionais é autorizada de pelo Plano Nacional de Imunização. Segundo informações da Guarda Civil Municipal (GM), de Itabirito, tomaram a dose somente profissionais que atuam nas ruas. Os que atuam administrativamente (fazendo trabalho interno, por exemplo) ainda não foram contemplados nesta primeira etapa.
A partir de então, em Itabirito, a perspectiva é que esses profissionais sejam imunizados com a chegada dos novos lotes de vacinas.
“Todos os agentes de segurança pública vacinados foram criteriosamente identificados em uma listagem repassada à Secretaria Municipal de Saúde e verificados no ato da vacinação. Eles tiveram que apresentar sua identidade funcional, como forma de manter o controle efetivo do atendimento, proporcionando, assim, uma maior transparência”, informou a GM de Itabirito.
Ainda segundo a GM, “os agentes de segurança pública que estão sendo imunizados fazem parte efetivamente do combate e prevenção à criminalidade e estão na linha de frente fazendo cumprir os decretos impostos pelo Minas Consciente”.