O decreto municipal, desta sexta-feira (22), que confirmou o avanço de Itabirito para a Onda Amarela, do Plano Minas Consciente, deixará de ter validade. Isso porque a microrregião (da qual fazem parte Itabirito, Ouro Preto e Mariana) está com todos os leitos de UTI ocupados. Portanto, essa microrregião, na verdade, continua na Onda Vermelha (assim como a macrorregião Centro), a mais restritiva do plano.
O erro foi do Comitê Extraordinário Covid-19 (que pertence ao Governo de Minas). Ao mesmo tempo, houve precipitação da Prefeitura de Itabirito.
Foi o secretário de Saúde de Ouro Preto, doutor Tuian Cerqueira, que confirmou que o comitê erroneamente colocou a microrregião na Onda Amarela. Tal erro se deu porque a comissão contabilizou 50% de ocupação dos leitos ouro-pretanos de UTI. São esses leitos que atendem à microrregião.
Ou seja, Itabirito está “novamente” na Onda Vermelha. Onda essa que, na verdade, o município não chegou a sair.
O erro, que deu origem ao decreto, criou expectativa em empresários de Itabirito (a maioria micro ou pequeno) que precisam pagar suas contas e manter os empregos.
O Radar Geral tentou contato com o prefeito de Itabirito Orlando Caldeira (Cidadania) e com o secretário de Saúde da Prefeitura, doutor Marco Antônio Félix, mas não obteve sucesso. A Comunicação da Prefeitura disse que uma nota deve ser divulgada nesta segunda-feira (25).
40º óbito
Segundo o boletim epidemiológico da Prefeitura, na madrugada deste sábado (23), houve a 40ª morte de um cidadão de Itabirito por complicações decorrentes da Covid-19. O paciente estava em um hospital de Belo Horizonte.
“Atingimos 40 mortes. Trata-se de pessoa relativamente jovem (menos de 55 anos), que teve Covid há semanas e evoluiu para septicemia (infecção generalizada)”, salientou o boletim de sábado.
Por sua vez, o boletim deste domingo (24) informa que dos 10 pacientes internados na UTI da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto (100% de ocupação), seis são de Itabirito. Já na enfermaria ouro-pretana, há um paciente itabiritense.
Ainda segundo este boletim, há dois pacientes, sem gravidade, na Ala Covid da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itabirito.