Itabirito (Região Central de Minas) – O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, desta terça-feira (29/6), afirmou: “Conforme gráfico (a seguir), a tendência de queda (da incidência de Covid) se tornou nítida em Belo Horizonte. A se manter nesse ritmo, teremos alívio da ocupação de UTI em duas ou três semanas, quando poderá se considerar mudança de Onda do Minas Consciente”.
Apesar disso, foi registrada a 140ª morte por complicações da Covid no município itabiritense. “Recebido informe de óbito ocorrido no hospital (São Vicente de Paulo) no dia 26/6 (contabiliza-se nos óbitos da semana passada). Paciente idoso, teste confirmou Covid durante a internação, faleceu após 12 dias de doença. Não chegou a ser admitido em UTI”, salientou o boletim.
Não há óbito em investigação no município itabiritense.
HSVP, UPA e Santa Casa ouro-pretana
O município tem 12.157 casos que foram confirmados da Covid, e 11.806 casos de pessoas que se recuperaram da doença.
Dos recuperados, 1.104 necessitaram de internação hospitalar.
Nos leitos Covid de enfermaria da Santa Casa (de Ouro Preto), a ocupação é de 66,67%. Já nos leitos Covid de UTI do mesmo hospital ouro-pretano, há 100% de ocupação. Dos pacientes internados nessa UTI, dois são de Itabirito.
Ao todo, há 11 pacientes de Itabirito em UTIs (contando com os que estão em Ouro Preto e em outras cidades).
Dos 10 pacientes internados com a doença no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), dois são trabalhadores da saúde que atendem Covid. Nenhum destes em estado grave.
Já na Ala Covid da UPA, de Itabirito, há dois pacientes precisando de UTI.