Quando o assunto é Covid, Itabirito ainda não sentiu o "efeito pós-Carnaval". Foto - reprodução
Compartilhe:

De acordo com o boletim epidemiológico da Prefeitura de Itabirito (feito pela Secretaria Municipal de Saúde), desta terça-feira (23), “o município está passando pelo período de incubação de infecções contraídas durante o Carnaval”. Apesar de não ter havido eventos festivos oficiais, aglomerações em menor número aconteceram. Por isso, “houve aumento leve de sintomáticos respiratórios na UPA e nos serviços, mas nem perto como aconteceu após o Ano-Novo”, informou o boletim.

Ainda segundo o boletim, a ocupação de UTI em Belo Horizonte (BH) caiu 2,1% no último fim de semana, e houve discreto aumento de ocupação de leitos de enfermaria (casos menos graves).

E o boletim continua: “Considerando que casos graves e complicações da doença aparecem após 8º dia de sintomas, ainda pode haver algum aumento de casos graves e internações decorrentes de contágios que possam ter acontecido no Carnaval”.

Atualmente, a situação é de relativa calma em Itabirito. “Parecida com a de todos os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Entretanto, é bem diferente do que está sendo visto no interior de São Paulo e na Bahia. Há uma grande diversidade de comportamentos da pandemia em cidades diferentes. E os cuidados continuam sendo extremamente importantes para mantermos nossos bons números e baixa letalidade”, escreveu a equipe responsável pelo boletim de Itabirito.

Ocupação

Nesta terça-feira (23), na Santa Casa da Misericórdia, em Ouro Preto, há 42,85% de ocupação dos leitos Covid de enfermaria, e 100% de ocupação nos leitos Covid de UTI. Lembrando que Ouro Preto é a referência itabiritense para casos graves da doença.  

Desses pacientes internados em Ouro Preto, um é de Itabirito em UTI, e não há pessoas do município itabiritense na enfermaria do hospital ouro-pretano.

Todavia há um segundo paciente, de Itabirito, na UTI do SUS em Curvelo (MG).

Belo Horizonte é também uma referência para a Saúde de Itabirito. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid em BH é a seguinte: Hoje (dia 23/2): 65,5%. Ontem (dia 22/2): 67,6%. Variação: menos 2,1%.

Já a taxa de ocupação de enfermarias Covid em BH é de 48,7% (hoje – dia 23) e foi de 47% (ontem – dia 22). A variação é de mais 1,7%.

Veja mais números da Covid na arte, a seguir, que acompanha o boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Itabirito:

Arte: Prefeitura de Itabirito
Compartilhe: