PMs e bombeiros entregam máscaras em Ouro Preto. Fotos - Ane Souz - Prefeitura de Ouro Preto
Oktobeer fest Farid
Meplo
Compartilhe:

“A batalha contra a Covid-19 ainda não terminou”. Esse é o nome da campanha feita pelo Governo de Minas, que visa distribuir para a população máscaras produzidas pelos detentos das unidades prisionais mineiras.

A campanha foi lançada na área de recobrimento do 52º Batalhão de Polícia Militar (52º BPM), na manhã desta quinta-feira (17), na Praça Tiradentes, em Ouro Preto (Região Central de Minas), e contou com o apoio da Prefeitura ouro-pretana.

PMs, bombeiros e membros do Sistema Prisional envolvidos na campanha. Foto – Ane Souz – Prefeitura de Ouro Preto

Na oportunidade, foi realizada uma blitz educativa, sendo entregues diversas máscaras para motoristas e transeuntes. A entrega foi efetuada por integrantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Sistema Prisional.

O comandante do 52º Batalhão, tenente-coronel Joilson Fernandes Bittencourt, esteve no lançamento e ressaltou a importância da campanha na prevenção da Covid-19. “É fundamental o uso da máscara de forma correta, bem como a higienização das mãos e o distanciamento social, para contermos o avanço dessa pandemia. Além das blitzen educativas, a Polícia Militar promoverá a distribuição das máscaras na Base Comunitária Móvel e por viaturas em circulação.”

Servidora do Sistema Prisional durante a distribuição. Foto – Ane Souz – Prefeitura de Ouro Preto

Também esteve presente no lançamento, o comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, capitão Márcio Gustavo Guerra de Toledo.

Quantidade

Para Ouro Preto, foram destinadas 30 mil máscaras – 10 mil para distribuição pelo 52º Batalhão de Polícia Militar.

Distribuição das máscaras. Foto – Ane Souz – Prefeitura de Ouro Preto

Segundo o chefe da Seção de Planejamento e Emprego Operacional do 52º BPM, 1º tenente Rafael Veríssimo, que coordenou a blitz, além da área urbana, a campanha se estenderá para alguns distritos. “Faremos a distribuição das máscaras também por meio da Patrulha Rural do 52º Batalhão, em áreas longínquas, para que pessoas com dificuldade de acesso às máscaras também possam se prevenir. Teremos, ainda, outros dias de distribuição em pontos centrais de Ouro Preto.

Sobre a produção das máscaras

Cerca de 36 presídios e penitenciárias de Minas Gerais estão envolvidos no processo de produção das máscaras que estão sendo distribuídas, com linhas de produção montadas e 400 presos treinados e trabalhando sete dias por semana na confecção, divididos em turnos.

A produção já alcançou a marca de mais de 43 mil equipamentos de proteção por dia. Atualmente, a produção acumulada chega a 5 milhões de unidades.

Presos na produção de máscaras em MG. Foto – Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública

Reportagem feita com base em material distribuído à imprensa pelo 52º BPM, em matérias da Agência Minas e da Comunicação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais.

Compartilhe: