O adolescente está na Santa Casa de Ouro Preto. Foto - Leandro Couri/EM/D.A press
O adolescente está na Santa Casa de Ouro Preto. Foto - Leandro Couri/EM/D.A press
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas) – O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, desta terça-feira (10/8), informou que houve o primeiro caso da variante Delta do coronavírus no município.

“Delta confirmada em Itabirito – uma pessoa, que teve sintomas por volta do dia 20 de julho, foi atendida e colhido PCR, que entrou na amostra da Funed para genotipagem. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) acionou a Vigilância Epidemiológica para investigar o caso. A pessoa já se recuperou, não tem história de viagem nos últimos três meses, e um de seus contatos está com sintomas gripais leves, sendo testado hoje (10/8). É o primeiro caso confirmado de Covid por variante Delta em Itabirito, e é considerado não importado (transmissão comunitária)”, informou o boletim.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, Minas Gerais registrou, até agora, 11 casos da variante Delta.

Há casos ainda em Montes Claros, Juiz de Fora, Belo Horizonte, Virginópolis, Unaí, Carangola e Divino.

Sobre a variante

De acordo com rede de TV CNN, um estudo que teve participação de pesquisadores ligados à Organização Mundial de Saúde (OMS) e ao Imperial College sugere que a variante Delta do novo coronavírus é a mais contagiosa entre todas as cepas já sequenciadas.    

Os pesquisadores identificaram uma “clara vantagem competitiva” da cepa originária da Índia em comparação com as outras mutações da Covid-19. De acordo com o estudo, a variante Delta tem transmissibilidade 97% maior do que a cepa original do coronavírus, que teve origem na China. 

154ª morte

O boletim da última segunda-feira (9/8) registrou a 154ª morte no município. “Um dos nossos pacientes internados faleceu ontem (8/8) à tarde na UTI da Santa Casa da Misericórdia em Ouro Preto. Idoso, comorbidades, vacinado”, infomou.

UPA, Santa Casa e HSVP – dados de terça-feira (10/8)

No momento, segundo o boletim de 10/8, não há óbito por Covid em investigação em Itabirito.

O municíoio tem 13.256 casos que foram confirmados da Covid, e 13.015 casos de pessoas que se recuperaram da doença. Dos recuperados, 1.226 necessitaram de internação hospitalar.

Dos pacientes internados na UTI da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto, três são de Itabirito.

Ao todo, há cinco pacientes (com Covid) de Itabirito em UTIs (contando com os que estão em Ouro Preto e outras cidades).

Dos seis pacientes com Covid internados no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Itabirito, há dois pacientes com quadros mais severos, uma gestante e um idoso, por ora sem indicação de UTI.

Na Ala Covid da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Itabirito, há dois pacientes – um com 49 anos, não vacinado, e um idoso vacinado. O idoso está sendo avaliado para definir indicação de UTI.

Veja mais números da Covid em Itabirito:

Arte: Prefeitura de Itabirito

Compartilhe:

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.