Coronavírus. Arte: Organização Pan-Americana de Saúde
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas) – Não há casos de internação por Covid há nove dias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e há quatro dias no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Além do baixo número de atendimentos de sintomáticos respiratórios no município, não há sinais de impacto do Carnaval. “A tendência de queda é mantida , rumo a ‘pandemia controlada’, que será atingida quando voltarmos a ter incidência abaixo de 20 casos por 100 mil habitantes, ou 11 casos por semana”, informou o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde deste sábado (5/3).

Na “UTI Covid” da Santa Casa da Misericórdia, de Ouro Preto, hospital referência para Itabirito, a taxa de ocupação é de 20%. Já na “Enfermaria Covid”, da mesma instituição de saúde, 33,33% dos leitos estão ocupados.

Mais duas perdas

Apesar da boa notícia, o boletim de 3/3 relatou mais duas mortes por Covid, de pessoas de Itabirito, que aconteceram há algum tempo em outras cidades.

“Recebemos via sistema de notificações intermunicipal as declarações de óbitos de duas pessoas que estiveram em UTI em outros municípios e faleceram, e as conclusões apontaram óbito porque haviam tido Covid semanas antes (complicações de Covid). Um ocorrido em 6/2 – tinha mais de 85 anos, havia tomado três doses de vacina. A outra perda foi de paciente, com cerca de 65 anos, com duas doses de vacina, falecido em 28/1″, informou a Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o boletim, “ocasionalmente, as investigações e notificações dos óbitos demoram a percorrer todo o fluxo”.

Na próxima análise de mortes, os números de janeiro e fevereiro de 2022 estarão todos atualizados. “Há ainda um outro óbito de Itabirito em investigação”, informou o boletim.

Total

Desde o começo da pandemia, foram 172 mortes de moradores de Itabirito por complicações da doença provocada pelo coronavírus.

São 16.662 casos confirmados. Dos quais 16.466 estão recuperados. Necessitaram de internação hospitalar 1.363 pacientes.

Leia o boletim epidemiológico completo de 5/3 CLICANDO AQUI.

Compartilhe: