O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, desta segunda-feira (5/4), registrou mais duas mortes por complicações decorrentes da Covid-19 em Itabirito (Região Central de Minas).
“Dois óbitos em pessoas que estavam intubadas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ambas idosas e com comorbidades. Ao todo, desde o início da pandemia, nove pessoas faleceram enquanto aguardavam vaga de UTI”, informou o boletim.
Ao responder uma dúvida do Radar Geral, a Secretaria de Saúde esclareceu que se o paciente está intubado, ele necessita sim ser transferido para uma UTI.
Um profissional de saúde da UPA, que pediu para não ser identificado, deu o seguinte depoimento ao Radar: “O médico opta por intubar devido à gravidade respiratória para evitar que o paciente sofra também por falta de ar, mas assim que isso é feito, imediatamente, o paciente tem que ser encaminhado para a UTI porque senão em poucos dias, ele vira a óbito, infelizmente”.
E o profissional de saúde ainda revelou: “Quando surge a vaga, muitas vezes, o paciente está tão debilitado que não têm condições de transporte”.
Segundo o boletim, ainda há um óbito por Covid em investigação, em Itabirito.
HSVP e UPA
Dos 17 pacientes no Hospital São Vicente de Paulo (HSPV), de Itabirito, nenhum está intubado.
Na UPA itabiritense, há seis pacientes na Ala Covid, dois intubados.
Ouro Preto
Atualmente, 63,8% dos leitos Covid de enfermaria da Santa Casa da Misericórdia, de Ouro Preto, estão ocupados. E a ocupação é de 100% dos leitos Covid de UTI neste hospital.
O boletim de Itabirito chamou a atenção para o aumento da capacidade da Santa Casa. “Note-se que os leitos de enfermaria Covid agora são onze, e os de UTI são 20”, informou.
Antes do segundo surto da pandemia, o número de leitos de UTI eram 10 na Santa Casa.
Dos pacientes internados nas UTIs de Ouro Preto, quatro são de Itabirito.
Veja mais números da Covid-19 em Itabirito:
Os números desta matéria constam no boletim epidemiológico da Prefeitura de Itabirito.