Coronavírus. Foto - Divulgação/Getty Images via BBC
Compartilhe:

Em Itabirito, mais duas morte por complicações decorrentes da Covid-19 foram acrescentadas no boletim epidemiológico da Prefeitura desta terça-feira (12). Trata-se de um caso recente e outro que aconteceu em agosto (contudo, só confirmado agora).

O 30º caso se deu nas últimas 24 horas. “Tivemos mais um óbito confirmado em outra cidade, estava internado, havia tido teste PCR reagente em 16 de dezembro, era idoso e tinha comorbidades”, informou o boletim.

O informativo continuou: “Também recebemos confirmação de outro caso que estava pendente desde setembro. Trata-se de outro senhor idoso, que havia tido Covid em agosto, 28 dias antes de ser internado. Faleceu em Ouro Preto na segunda semana de setembro. Como a declaração de óbito mencionava “Covid anterior”, havia dúvida sobre o papel da Covid na morte. Agora foi confirmado como 31º óbito”.

Outros dois casos que estavam em análise foram descartados. Contudo, ainda há um óbito em investigação.

Confirmados

Quando o assunto são os casos confirmados, no boletim de segunda (10), eram 5.167. No atual, são 5.437.

A Prefeitura explica que o expressivo aumento dos confirmados são de dados de empresas (lançamentos retroativos). “Dos casos computados hoje (dia 12) como ‘confirmados com testes rápido sorológicos’, 169 são de notificações atrasadas: pessoas que não adoeceram, mas tiveram achado de resultado de exame positivo ao serem testadas nos programas das empresas, que só repassaram os dados agora”.

E boletim continuou: “Algumas empresas estão enviando dados de testes feitos em outubro. Também alguns laboratórios demoram a nos enviar os dados de exames que fizeram. Não será surpresa um grande número de casos retroativos, lançados por data de resultado do exame. Esses casos impactam o total acumulado, e também os pontos da curva onde são acrescidos. O gráfico de casos por semana está sendo atualizado. Espera-se zerar esses casos antigos (2020) até final de janeiro”.

Sobre as mortes, o Radar Geral, não conseguiu mais informações das vítimas, como nome, idade nem sequer contato com familiares.

Veja a arte do boletim desta terça-feira (12):

Arte: Prefeitura de Itabirito
Compartilhe: