Apenas 49 anos. Essa era a idade de Maria de Fátima Pascoal, mais uma vítima fatal da Covid-19, em Itabirito (Região Central de Minas). Ela ficou intubada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) itabiritense por cerca de duas semanas nessa unidade. Recentemente, foi transferida para a UTI de um hospital em Belo Horizonte. Mesmo assim, não resistiu e morreu neste domingo (28/3).
Ela era filha do saudoso senhor João Pascoal, líder do Congado, que morreu em 1998. “Seu João Pascoal” era importante personagem da história da cultura e da religiosidade de Itabirito.
Maria, por sua vez, trabalhava em uma empresa terceirizada da Vale. Segundo a família, ela não tinha comorbidades.
A mãe de Maria, a senhora Efigênia Rodrigues Pascoal (85), também está com Covid, em estado grave e intubada na UPA. Dona Efigênia é hipertensa.
A irmã de Maria, Alanne Kardec (47), muito conhecida em Itabirito como Natacha, fez a seguinte homenagem à sua irmã por meio do Facebook:
O irmão delas também estaria com Covid, mas (segundo Natacha) ele está bem e se recuperando em casa.
A família de Maria há anos reside na Praça do Rosário. Ela fazia parte (juntamente com sua irmã) de um grupo de teatro que se chamava “As Natachas”. Grupo que estava se apresentando por meio de vídeos no Facebook.
Por causa da perda, as redes sociais se movimentaram em homenagens:
Maria já foi enterrada. Não houve velório.
Registro de mortes por Covid em Itabirito
A atual perda para Itabirito, aparentemente, foi registrada no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde neste domingo (28) como a 67ª vítima da Covid.
O advérbio “aparentemente” foi usado porque o boletim não trouxe nenhum dado a respeito desta vítima em específico. Ou seja, não se sabe se a morte de Maria é, de fato, a 67ª confirmada (veja abaixo, no quadro, mais números atualizados da Covid em Itabirito).
Segundo o boletim, 100% dos leitos Covid de UTI estão ocupados na Santa Casa da Misericórdia, de Ouro Preto (para onde vai a maioria dos pacientes de Itabirito).
Dos pacientes na UTI da Santa Casa ouro-pretana, quatro são de Itabirito.
Situação da UPA e do HSVP
De acordo com o boletim, dos 18 pacientes com Covid no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Itabirito, “há dois intubados, dois muito graves, e seis usando oxigênio a 100%”.
Ao todo, em Itabirito, são seis pacientes com pedido de vaga para UTI. Um deles irá para a UPA, onde há respiradores e medicações para suporte.
Já na UPA, há pacientes na Ala Covid (não foi informado quantos) sendo que dois deles estão intubados. Há outros dois pacientes intubados, mas não estão com Covid. Sendo assim, esse dois estão em ala separada.
“Com a diminuição de demanda de consultas para casos leves, o foco agora é cuidar dos casos graves, Covid ou não”, informou o boletim.
[…] 2021, foram duas mortes: a irmã Maria Pascoal (49) e a mãe Efigênia Pascoal (84). As duas vítimas de complicações da […]