“Perdemos uma pessoa que estava internada no hospital (São Vicente de Paulo), com cerca de 70 anos de idade, vacinada, portadora de comorbidades. Havia tido Covid há algumas semanas, e evoluiu com complicações. Faleceu ontem (21/9). Foi um dos raros casos ‘onde’ o PCR foi negativo, e o teste rápido de antígeno (menos sensível) foi positivo. Resultados de testes de swab (PCR ou teste de antígeno) falsos positivos são muito mais raros que falsos negativos, portanto, quando há discordância entre os resultados, tende-se a valorizar o teste positivo”.
Desta forma foi anunciada a 161ª morte por complicação da Covid em Itabirito (Região Central de Minas). O anúncio foi feito pelo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta quarta-feira (22/9).
Trata-se da primeira morte depois de 25 dias sem registro de óbito. Isso porque foi em 28/8 o anúncio da 160ª vítima fatal.
Apesar da perda, os atuais números da Covid em Itabirito são animadores.
UPA, HSVP e Santa Casa de Ouro Preto
Nos leitos Covid de enfermaria da Santa Casa de Ouro Preto (referência para pacientes de Itabirito), a ocupação é de 25%. Já nos leitos Covid de UTI do mesmo hospital ouro-pretano, há 45% de ocupação. Dos pacientes internados nessa UTI, um é de Itabirito.
Ao todo, há dois pacientes (com Covid) de Itabirito em UTIs (contando com os que estão em Ouro Preto e outras cidades).
Há dois pacientes idosos com Covid internado no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Itabirito. O boletim não trouxe informações a respeito do estado deles.
Na Ala Covid da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) itabiritense, há não há pacientes.
De acordo com dados atualizados desta quinta-feira (23/9), são (desde o início da pandemia) 13.861 casos confirmados da Covid em Itabirito.
Por outro lado, são 13.634 casos de pessoas que se recuperaram da doença. Dos recuperados, 1.294 necessitaram de internação hospitalar.
No momento, há um óbito por Covid em investigação no município.